Secretaria de Meio Ambiente fez entrega segura de Óleo Vegetal

Na semana que passou, a secretaria de meio ambiente efetuou a entrega de aproximadamente 250 litros de óleo vegetal que foram utilizados na APMI á empresa GRT reciclagem de Óleo Vegetal da cidade de Guarapuava - PR. Com este repasse, a empresa entregará aproximadamente 25 litros de detergente para serem utilizados no município.

Segundo o secretario de Meio Ambiente, Flávio Szablewski, a empresa é parceira do município desde 2013 e faz a coleta mensalmente. “Sabemos da importância da coleta do óleo vegetal para que seja destinado corretamente, por isso pretendemos ampliar nossos pontos de coleta no município. Desde 2013, nossa administração vem se preocupando cada vez mais com este e outros temas que dizem respeito ao meio ambiente”, disse Szablewski.

Quem também destacou a importância da coleta por uma empresa qualificada foi o prefeito Mauro Cenci, “Conhecemos e entendemos os danos causados pelo descarte de forma errada deste material, por isso, pretendemos ampliar o número de pontos de coleta. O óleo de cozinha quando depositado no ambiente de forma inadequada causa sérios  danos ao meio ambiente e contaminação potencial dos recursos hidricos” ressaltou o prefeito.

No site da própria GRT - Recilágem de Óleo Vegetal, podem ser encontrados alguns bons motivos para o descarte correto do óleo de cozinha usado.

• Residências: Se jogado no ralo da pia causa entupimento do encanamento, das caixas de gorduras e das redes de esgotos. Além disso, causa um forte odor e atrai ratos, baratas e moscas.
  • Galerias Pluviais: Causa entupimento e chegando aos rios, córregos, lagoas forma uma camada gordurosa na superfície dificultando a passagem da luz e da oxigenação da água, causando a morte de peixes e plantas aquáticas.
  • Solo: Não deixa a água se infiltrar, matando seres vivos que ali vivem,
    podendo contaminar as águas subterrâneas, além de emitir gás metano causando aquecimento global.
  • Aterro Sanitário: Diminui a vida útil do aterro, podendo contaminar as águas subterrâneas, além de emitir gás metano e atrair pragas urbanas como ratos, baratas e moscas.

Saudade do Iguaçu – Cidade preparada para o Futuro!