Orientadora afirma que o PACTO tem desempenho positivo

Professores da escola municipal participam de programa que visa promover alfabetização de crianças na idade certa. A proposta de assegurar a alfabetização de crianças até o terceiro ano, ou oito anos de idade, formulada pelo Ministério de Educação e Cultura, através do programa Pacto, estabelecido com estados e municípios, está ocorrendo com tranquilidade e participação ativa dos professores e total apoio da direção da Secretaria Municipal de Educação de Saudade do Iguaçu. O depoimento partiu da Coordenadora Pedagógica da Escola Professora Lucianita Bocalon, Orientadora Educacional, que participa da capacitação ofertada pela Universidade Federal do Paraná para atuar e interagir com os professores do município. Lucianita diz que o Pacto tem o objetivo de oferecer embasamento e formação aos professores para que possam garantir a alfabetização das crianças até oito anos de idade, obedecendo ao que preconiza a legislação atual. Ela observa que o projeto está no quarto encontro de professores e na segunda viagem da orientadora a Curitiba para retirada de material e coleta de subsídios para trabalhar no município. Lucianita aponta que o projeto em Saudade do Iguaçu conta com o monitoramento da Universidade Federal do Paraná. Afirma que o programa contempla um grupo de quinze professores e a equipe pedagógica da escola. Neste ano o Pacto contempla a disciplina de Língua Portuguesa e no próximo ano a disciplina de Matemática. Professores alfabetizadores Na opinião da Professora Alexandra Souza Herber, uma das participantes do Pacto, o programa auxiliará os professores na sua prática pedagógica cumprindo assim a proposta do MEC e repercutindo positivamente no processo Ensino/Aprendizagem. “Com essa proposta ganham os professores, pois aprimoram seus conhecimentos e sem dúvida, ganham as crianças”, disse Alexandra Herber. Ela explicou que os professores passam a refletir sobre suas práticas, ampliando a capacidade dos alunos e também dos professores. “No final quem ganha é a educação”, sentenciou.