Saudadenses brilharam no México

Foi realizado nos últimos dias 9 e 10 de setembro em Aguascalientes no México o 8º Panamerican de Taekwondo. A seleção brasileira viajou para a cidade de Aguascalientes no dia 4, contando com dois atletas saudadenses , Daniel Romário Graciola na categoria Cadete,45kg, e Fagner Cristiano Back Dantas na categoria Juvenil, 55kg. Eles foram acompanhados pelo mestre Gilberto Morando. Romario Graciola figurou em uma chave com oito atletas. e o mesmo chegou a final , perdendo para o atleta da casa, ficando com a medalha de Prata. Fagner ficou com o bronze, teve um chaveamento com 13 atletas o Dantas chegou até a semifinal, onde enfrentou um norteamericano, levando a luta até 7 segundos finais em 0x0, quando sofreu o ponto da derrota, perdendo então para o campeão da categoria,atleta destaque, premiado como o melhor competidor do evento. Os atletas e mestre permanecem no México para a disputa do Open, evento que além dos atletas que disputaram o Panamerican será aberto à todos os atletas interessados. A expectativa é de um bom evento apesar do cansaço e da competição contar com mais de 30 atletas por categoria. A equipe fez uma preparação durante todo o ano e contou com fisioterapia, nutricionista e psicóloga além de 7 treinos semanais, amistosos e eventos testes, com o apoio total da administração municipal, através do prefeito Mauro Cenci. Segundo Morando foi possível fazer uma excelente preparação aos atletas e consequentemente veio esse excelente resultado. Em três participação em eventos oficiais internacional Saudade do Iguaçu conquistou três medalhas, sendo essas da seletiva do Panamericano 2015 e a prata conquistada pela Eduarda Detogni nos Jogos Sul-americanos, em 2013.