Projeto de Fossas Biodigestoras está sendo implantado em comunidade rurais de Saudade

O conhecimento de dados apontados por uma pesquisa sobre a qualidade da água realizada pela Vigilância Sanitária de Saudade do Iguaçu, originou em um projeto que visa proteger e melhorar as condições do lençol freático da Bacia Hidrográfica das localidades de Biguá e Linha Tateto. A pesquisa apontou contaminação das fontes por coliformes fecais, levando a Secretaria de Agricultura desenvolver um programa de Proteção de Fontes, que culmina agora com a aplicação de um projeto financiado pelo estado, para proteger e melhorar a qualidade do da água das fontes e do lençol freático. Com recursos viabilizados junto ao estado, R$ 90.000,00, através da Emater, estão sendo construídas pela Secretaria Municipal de Agricultura, 31 Fossas Sépticas Biodigestoras, em diversas comunidades do interior. As Fossas Sépticas Biodigestoras são uma excelente alternativa de Saneamento Básico na área rural e podem contribuir para o desenvolvimento local e para a qualidade da água. Afinal, o sistema biodigestor tem tripla função: previne contra doenças, protege o lençol freático (água do poço ou fonte) e produz adubo orgânico de qualidade. Na comunidade de Biguá, o produtor Alex Dalastra, foi um dos que instalou o sistema de tratamento dos dejetos excretados diariamente, visando melhorar a qualidade da água. Ele disse ter consciência da responsabilidade em promover ações que levem, à melhorias nas condições ambientais. “Não tive nenhum custo financeiro, a Embater viabilizou os recursos e a secretaria executou o projeto. A questão ambiental é fundamenta, por isso mais gente deve participar do programa”, disse Dalastra. É pela água consumida em uma fonte contaminada que podem ser contraídas doenças severas, como por exemplo, hepatite, cólera, salmonelose e outras. Outro produtor que implantou o sistema é morador de Linha Tatetos. Azenir dos Santos Cambruzzi trabalha basicamente na atividade leiteira. Ele elogiou a iniciativa da secretaria, dizendo que, na medida do possível, o ideal é que todas as propriedades do interior sejam contempladas. Cambruzzi ressaltou, porém, que há necessidade de que as mesmas ações preservacionistas sejam praticadas na cidade, com a destinação correta das águas e dejetos diários da população. A Administração do prefeito Mauro Cenci já promoveu investimentos em saneamento básico, com abastecimento de água potável nas comunidade de Linha Pereira , Queixinho, Linha Pintado e na região do Urutu. Um novo projeto para beneficiar dezenas de produtores está sendo executado na localidade de Linha Creolin. No Brasil, que reúne 12% de toda a água doce do planeta, 22 milhões de pessoas não têm acesso à água de boa qualidade. Rios, lagos e lençóis subterrâneos são capazes de atender essa necessidade, desde que a própria população não os esgote ou os contamine.