Geração de Emprego e Renda – incentivo do poder público

Desemprego é um tema terrível, apavorante, verdadeiramente desesperador para milhões de brasileiros e brasileiras pelo país a fora. Pessoas que de um momento para outro ficaram sem o pão de cada dia, seja por qual for ã razão da dispensa do mercado de trabalho. Tão terrível quanto o desemprego é a falta de oportunidade para trabalhar, seja como trabalhador ou como empreendedor. Nesse contexto, milhares e milhares de pessoas batem nas portas, no dia a dia, sem respostas positivas, enquanto as necessidades pessoais das famílias continuam crescentes. Esta situação preocupa não só aos trabalhadores e empreendedores, como também às autoridades, nos mais diversos âmbitos. Em especial, falamos de pequenas cidades, como Saudade do Iguaçu, nas quais, prefeitos, vereadores e empresários se preocupam em expandir as atividades empresariais existentes, criar novos postos de trabalho, mas encontram inúmeras dificuldades e percalços. Os prefeitos das pequenas cidades agonizam na eterna batalha de tentar oferecer incentivos, tanto quanto os grandes municípios, de muita densidade populacional, com melhor localização geográfica e com melhor logística, por diversos outros fatores, o fazem com maior facilidade.Enquanto os empresários, por sua vez, se deparam com produtos produzidos em mercados internacionais, com menores custos, seja por isenções de impostos, ou por demanda de mão de obra barata e farta. Diante disso tudo, resta a criatividades das autoridades e dos próprios empreendedores. No caso do poder público, em Saudade do Iguaçu, por exemplo, enquanto não dispõe de vagas no mercado de trabalho local, a prefeitura fomenta o transporte de trabalhadores para cidades vizinhas e se abre a parcerias com ã iniciativa privada local, para que mais pessoa possam ganhar o pão de cada dia. É o caso da inauguração de um barracão industrial, construído em Saudade do Iguaçu, com recursos municipais e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDU), cedido em comodato, por um período de 20 anos, para geração de emprego e renda à uma empresa da iniciativa privada, na produção de gaiolas. O barracão servirá para expansão de atividade, que atualmente atende os mercados do Sul, Sudoeste do PR, Oeste de Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul. Está de parabéns a Administração do prefeito Mauro Cenci, pela iniciativa. Também merece o reconhecimento pela manutenção do transporte de trabalhadores, para empresas como Atlas em Pato Branco e à Coasul, em São João e pelo empenho em outras pequenas parcerias com empresas de incentivo à empresas locais.