Usina promoverá soltura de alevinos no Rio Iguaçu

Atuando sob a égide de “Cidade preparada para o futuro”, a administração municipal de Saudade do Iguaçu tem sido parceira em projetos de iniciativas privadas e corporativas, visando a preservação e recuperação ambiental. Um exemplo dessa situação é o evento programado para esta quinta-feira (12/03), quando vai ocorrer a soltura de cinco mil alevinos de espécies de jundiás e mandis pintados, nas águas do Rio Iguaçu, há cerca de 500 metros à jusante das turbinas da Hidrelétrica Salto Santiago. A promoção da soltura é do Departamento de Meio Ambiente da Usina Hidrelétrica Salto Santiago e conta com apoio da administração municipal. O ato está confirmado para ocorrer às 9 horas da manhã e contará com a presença do prefeito Mauro Cenci, do diretor Meio Ambiente, Flávio Szablewski, do vereador Neidelar Bocalon e outras lideranças municipais. A empresa estará representada pelo gerente Leocir Marcos Scopel, funcionários do Departamento de Meio Ambiente e alunos e representantes da Unioeste. No ano de 2014 a Tractebel promoveu a soltura de aproximadamente 45 mil alevinos nos reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório. Os alevinos também foram produzidos pelo laboratório da Unioeste. Somente na década de 90 que no Brasil as empresas e pessoas passaram a se preocupar mais com a gestão ambiental. A gestão ambiental, que atua preventivamente em todo o processo produtivo, evitando impactos sobre o meio ambiente por meio de um conjunto de ações, que incluem controle de emissões de poluentes, redução do consumo de recursos naturais, reciclagem de resíduos, reutilização de materiais, reconstituição de biomas, repovoamento de flora e fauna.