Diagnóstico do SESI permitiu avaliação do Projeto Atleta do Futuro, em Saudade do Iguaçu

Foi apresentado pelo SESI à empresa Tractebel Energia, através da Usina Salto Santiago, à Escola Municipal Padre Felipe e ao Projeto Tempo Integral de Ensino, o diagnóstico promovido pelo SESI, com pais e alunos do Tempo Integral de Ensino de Saudade do Iguaçu, sobre o projeto Atleta do Futuro, patrocinado pelaTractebel Energia. A apresentação aconteceu na sala de reuniões da Usina Salto Santiago, onde estiveram presentes Carla Maria Ruedell, Zeni Shisuco Okoyama, consultoras do SESI, Cleusa Piran Bareta, diretora da Escola Municipal Padre Felipe, Silvana Bom professora do Tempo Integral, Gislene Azevedo coordenadora do Projeto de Tempo Integral, o secretário de administração da Prefeitura de Saudade, Waime Antônio da Silva e o gerente da usina, Leocir Marcos Scopel. A Consultora do SESI, Carla Ruddel, disse que foram aplicados questionários quantitativos e qualitativos para pais e 105 alunos que responderam oito questões objetivas e questões abertas, como por exemplo, quais às atividades que os alunos mais gostaram de praticar ao longo do ano, e, dizer quais os benefícios que o projeto lhes proporcionara, e o que sentia. Entre às questões aplicadas estavam questionamentos sobre qual o maor interesse do aluno em participar do projeto, qual o tipo de atividade praticada, além daquelas desenvolvidas no projeto , qual a opinião sobre o professor do projeto Atleta do Futuro, qual seria o motivo para um eventual abandono do projeto, Os alunos ainda foram convidados à fazer uma avaliação do projeto e suas atividades e sugerir quais às atividades que gostariam que fossem incluídas no projeto, enquanto os pais foram questionados sobre a relação e avaliação que fazem do professor e das práticas desenvolvidas, entre outros questionamentos. Ao final da reunião, de acordo com avaliação feita, com base nas respostas, constatou-se que o projeto vem registrando avanços expressivos, de várias formas, ao cada ano. Um avanço significativo em 2014, foi à descoberta, tanto por pais quanto alunos, de que a proposta do projeto, além da finalidade da prática esportiva, que serve como preparação do atleta, o projeto objetiva auxiliar no exercício da cidadania, no fortalecimento do caráter e no desenvolvimento de práticas saudáveis, dignas e honradas, no que tange à comportamento e convívio social. O gerente da Usina Salto Santiago, Leocir Scopel, disse que o estudo efetuado pelo SESI permite à coordenação e aos parceiros do projeto, corrigir eventuais distorções, rever direcionamento e melhorar naquilo que for necessário. Ao fazer uma avaliação crítica, disse ter gostado dos resultados pois se observa um processo evolutivo, desde o início do projeto, em 2010. A coordenadora do Tempo Integral, Gislene Azevedo, assim como os demais participantes da reunião, gostaram do resultado apresentado pelo estudo do SESI. “Ficamos com a convicção de que estamos no caminho certo na educação e na formação de nossas crianças. Isso graças ao empenho e a determinação do nosso prefeito Mauro e também do apoio extremamente importante da Tractebel” disse a coordenadora.