Serviço Social do Município

A Secretaria Municipal de Assistência Social ocupa um espaço importante no município de Saudade do Iguaçu, assumindo o compromisso ético e político de promover o caráter público da seguridade social estabelecido na Constituição Federal de 1988, regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS e pela Política Nacional de Assistência Social. A Secretaria de Assistência Social assume a atribuição de implantar o Sistema Único de Assistência Social – SUAS como sistema articulador e provedor de ações de proteção social básica e especial, afiançador de seguranças sociais, com monitoramento e avaliação de suas ações, processos e resultados, de modo a obter maior eficiência e eficácia nos investimentos públicos e efetividade no atendimento à população. O CRAS tem como principal atribuição ofertar os serviços de Proteção Social Básica para as famílias referenciadas no território, que em Saudade do Iguaçu envolve todo o município. Também possui a função da gestão territorial da rede de assistência social básica e a organização e articulação das entidades a ele referenciadas. A Secretaria Municipal de Ação Social, juntamente com o CRAS realizou durante o ano de 2014 diversas ações importantes, dentre elas, PAIF, SCFV conforme o ciclo de vida da população, eventos nas datas comemorativas, e atendimentos diversos à população que necessita dos serviços, os quais seguem: O SCFV Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com Crianças e Adolescentes O SCFV para crianças, é realizado no CRAS 5 dias da semana, sendo que os encontros são realizados por faixa etária. De Bem com a Vida/Brinquedoteca são coletivos compostos por crianças de 3 a 6 anos, os encontros são realizados nas terças, quartas e quintas, nos horários de contraturno escolar. São atendidas 80 crianças. As oficinas são: Recreação (dança, contagem de história, teatro, musicalidade), Leitura, Educação Ambiental ( trabalhos com materiais reciclados), Jogos e Educação Física. O Pro Vida, para Crianças e Adolescentes de 7 a 14 anos Encontram nas segunda e sextas, também no contraturno escolar. São atendidas 60 pessoas. As oficinas são: Violão, Artesanato ( bordado, crochê, Tricô, pintura em tecido, colagens, e outros mais), Artes ( biscuit, decopagem, artes com material reciclado) A coordenação sempre organiza passeios e viagens proporcionando para as crianças uma troca de cultura, novas experiências e aprendizagem.