Secretário de Agricultura esteve reunido com representantes do Sindicato Rural Patronal de Chopinzinho e do Senar

Discutir a forma correta para o estabelecimento de parcerias e identificar quais os cursos de capacitação de real interesse dos produtores rurais para este ano de 2015. Este foi o motivo de uma reunião ocorrida ontem pela manhã, na Secretaria Municipal de Agricultura de Saudade do Iguaçu, que contou com a participação do secretário Miguel Ângelo Cambruzzi, do presidente do Sindicato Rural Patronal de Chopinzinho, Tadeu Acorsi, da Secretária Executiva do Sindicato e Instrutora do Senar, Marisa Acorsi, o vereador Neidelar Bocalon, e o Coordenador Regional do Senar, Eduardo Marcante, de Pato Branco. De acordo com o Engenheiro Agrônomo Miguel Ângelo Cambruzzi, ficou acertado um cronograma de cursos e já definida à realização de um curso de Inseminação Artificial. Segundo Miguel, há uma demanda de produtores rurais que já se submeteram à cursos e atividades de Avaliação da Conformação Ideal de Vacas Leiteiras, Manejo de Gado Leiteiro e Casqueamento, interessados na realização do curso. O secretário de agricultura explicou que, depois de capacitado, o produtor poderá receber da Secretaria de Agricultura um Botijão de Sêmen, que ele próprio irá administrar em sua propriedade. Contudo, para receber o botijão o produtor terá que cumprir alguns critérios, como por exemplo, atender uma propriedade vizinha. Esse critério será dispensado caso ele seja proprietário de mais de 40 animais. Para ser admitido no programa dizem respeito. Outros critérios estabelecidos dizem respeito à comprovação de exames e vacinas contra zoonoses, a fim de assegurar saúde humana e saúde animal. A Administração de Saudade promoveu no final do ano passado a aquisição de dez botijões, com objetivo de promover o repasse e com isso intensificar o trabalho que resulta na melhoria da qualidade genética do rebanho leiteiro. “Há em nosso município produtores que já realizaram cursos há algum tempo, mas as mudanças são constantes e eles precisam se atualizar, se reciclar para que possam realizar um trabalho ainda mais produtivo.