Conselho Executivo da Associação do Centro Cultural de Saudade do Iguaçu esteve reunido na quinta-feira Definir a área que será construída, o número de ambientes e suas respectivas medidas. Essas foram as principais decisões tomadas na manhã de quinta-feira (11/12), na reunião do Conselho Executivo da Associação do Centro Cultural de Saudade do Iguaçu. Reunião presidida pelo professor Joares Bággio aconteceu no Gabinete do prefeito Mauro Cenci e contou com a presença dos representantes do Poder Executivo Municipal, membros da sociedade integrantes do conselho e da empresa Incentiv, que assessora a Tractebel Energia na elaboração do projeto estrutural para implantação do Centro Cultural de Saudade do Iguaçu, com recursos a serem viabilizados pela Lei Rouanet. Entre os ambientes que o Centro deverá ter, consta um auditório adaptável para a função de sala de cinema, ou anfiteatro, com capacidade para 300 lugares. Haverá ainda outras salas de menor porte, que servirão para abrigar museu, biblioteca e outras oficinas culturais. A implantação do Centro Cultural vem sendo tratada desde o mês de março e foi intensificada com a criação da Associação do Centro Cultural, ocorrida no mês de julho de 2014. A Prefeitura de Saudade do Iguaçu é parceira da Tractebel, participando com a cessão do terreno onde as obras serão edificadas, além de apoio logístico necessário. Segundo as estimativas iniciais o custos da obra cível deverá ficar próximo de R$ 1.500.000,00, provenientes do Ministério da Cultura, por intermédio da Lei Rouanet. O Mecenato, um dos mecanismos da lei, que é o mais utilizado, permite que contribuintes do Imposto de Renda deduzam parte dos valores investidos no apoio a projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura, no limite de 4% do imposto devido, para pessoas jurídicas, e 6% para pessoas fiscais. A expectativa é de que até a metade de 2016 o projeto seja concluído e colocando à disposição da comunidade.