Enfermeira comenta programação da Campanha Outubro Rosa

Enfermeira comenta programação da Campanha Outubro Rosa Todos os servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Saudade do Iguaçu estão empenhados na campanha Outubro Rosa, iniciada no dia primeiro. O lançamento da campanha deste ano ocorreu com celebração de uma missa com a participação de servidores públicos. Na sequência, os servidores da unidade de saúde realizaram visitação nas escolas da rede municipal, realizando exames clínicos e orientando para o autoexame às professoras e servidoras do setor educacional. Segundo Ariel Fernanda Fiorentin, enfermeira que faz parte do programa “Equipe de Saúde da Família”, coordenadora da campanha, para o próximo dia 31 está sendo articulada à realização de Palestra na Associação Amigos da Terceira Idade. Também haverá participação de uma equipe de Acadêmicas de Estética da Unioeste de Francisco Beltrão, que irão desenvolver atividades e orientações sobre mamografia. O evento tem a finalidade de atingir o maior público feminino possível. Segundo Ariel, no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres - são mais de 57 mil novos casos estimados no Brasil, para 2014. A idade ainda é um dos principais fatores de risco: quatro em cada cinco pacientes têm mais de 50 anos. “O diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para a cura, e, o câncer de mama é igual em qualquer ligar do Brasil ”, adverte Ariel, conclamando para participação do público feminino.