Secretaria de Agricultura começa planejamento para campanhas de vacina contra brucelose e tuberculose

A Secretaria de Agricultura de Saudade do Iguaçu já iniciou o planejamento e deve desenvolver dentro de alguns dias uma nova campanha de vacinação dentro do planejamento efetuada para saúde animal. A informação foi dada pelo Engenheiro Agrônomo Miguel Ângelo Cabruzzi, responsável pela pasta. De acordo com Miguel, o objetivo é desenvolver estratégia semelhante ao ano passado, quando foram aplicadas mais de mil doses de vacinas. “Estamos apenas iniciando o planejamento, mas nossa preocupação é realmente acabar com os registros dessas doenças, que trazem problemas econômicos e preocupação com saúde humana”, disse o secretário. As preocupações financeiras que se referiu dizem respeito ao sacrifício de animais contaminados, riscos de contaminação se expandir e o grave risco à saúde humana. Em 2013 a Secretaria de Agricultura investiu cerca de setenta mil reais em indenização de animais que foram identificados positivamente nos exames de brucelose e tuberculose. Na época houve necessidade do prefeito Mauro Cenci encaminhar à Câmara de Vereadores, projeto de lei subsidiando em mais cinquenta mil reais, ao Fundo, diante do elevado número de animais sacrificados. Miguel aponta que, de todos os animais sacrificados no passado, restam apenas seis para serem indenizados. Os proprietários dos demais foram ressarcidos conforme a legislação pertinente. “O gasto financeiro foi elevado, mas o mais importante é a saúde do nosso produtor e dos consumidores. Por isso insistimos na vacinação. O valor do medicamento será subsidiado e mais uma vez o setor terá o apoio da administração”, destaca o secretário de agricultura. O secretário observa ainda que o Fundo para indenização de animais começa se tornar autossuficiente em recursos financeiros na medida em que a campanha se repete e que o número de animais contaminados vai se reduzindo.