A Escola Municipal Padre Felipe desenvolve um projeto chamado Trânsito Fundamental

Criado pelo Departamento de Trânsito do Paraná e aderido pela Secretaria Municipal de Educação de Saudade do Iguaçu, as professoras Gislene Azevedo e Josiane Regina Corbari, da Escola Municipal Padre Felipe, aplicam o projeto Trânsito Fundamental nas turmas de 5º ano do Ensino Fundamental, com materiais de apoio, coleção Livro do Professor, Livro dos Pais e Livro do Aluno, elaborados pela Tecnodata Educacional. O projeto Trânsito Fundamental , apresenta metodologia e abordagem que permitem tratar com simplicidade temas complexos como: segurança no trânsito, comportamento seguro, cidadania e responsabilidade social, mediante conteúdos e linguagens próprias para essa faixa etária. O referido projeto tem como objetivos: * Trazer o cotidiano do trânsito para dentro da sala de aula, utilizando técnicas avançadas de exposição e motivação. * Alcançar o total envolvimento e participação dos alunos e familiares, criando um ambiente propício ao aprendizado para a vida. * Estimular nas crianças a visão crítica, permitindo-lhes comparar experiências e dar novo significado aos seus conhecimentos. * Promover a interdisciplinaridade entre os conceitos de segurança e educação para o trânsito e os conteúdos curriculares estudados pelos alunos. * Identificar as crianças como agentes transformadores, capazes de contribuir ativa e positivamente para alterar o seu meio. * Envolver a família e a comunidade no processo de aprendizado e formação do aluno, em prol de um trânsito melhor para todos. O Programa Trânsito Fundamental propicia aos alunos visualizar, analisar e interagir de variadas formas com o cotidiano, levando-os à reflexão sobre seus atos, a construir argumentações e estratégias diferenciadas para um mesmo problema ou assunto, ampliando sua capacidade de interpretar e compreender sua realidade e construir novos significados. Valoriza os aspectos culturais locais, relacionando o contexto das situações reais vividas pelos educandos com a prática educativa escolar. O ensino é apresentado aos alunos de forma a desafiar conhecimentos já adquiridos, o processo de resolução passa a ser aplicado em problemas reais cotidianos, oportunizando assim a formação de cidadãos ativos. Diante disto, este programa busca promover a construção do conhecimento, a formação do pensamento crítico e a mudança do comportamento através da reflexão, da ação e da interação, possibilitando a manifestação e o conflito de experiências e pensamentos, definindo constantemente novos modos de pensar e agir no meio social.