Coleta de lixo reciclável no interior de Saudade

Foi bom o resultado alcançado por mais uma campanha de coleta de material reciclável no interior de Saudade do Iguaçu, promovida pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal. A constatação foi feita pelo responsável pelo departamento Flávio Schawblewski, destacando que esse tipo de trabalho deve ser realizado periodicamente. De acordo com Flávio, na mais recente campanha, foram recolhidas cerca de cinco toneladas de materiais, entre embalagens plásticas, papelão, papéis, vidros, metais e outros materiais descartados pela comunidade. “Queremos agradecer à boa resposta dos moradores do interior, pois tivemos boa colaboração dos moradores da área rural. Isso demonstra maturidade, consciência e responsabilidade com o meio ambiente”, disse Flávio. O material recolhido foi encaminhado ao Aterro Sanitário do município, para onde se destina o lixo urbano coletado diariamente. O aterro está dentro de normas técnicas recomendada, sendo aprovado pelo IAP, e conta com uma esteira de triagem para seleção do lixo reciclável. No caso do material recolhido no interior, todo o volume já estava pré-selecionado para fins de reciclagem, não necessitando de separação. A propósito do Aterro Sanitário, Flávio disse que atualmente ele é operado por nove pessoas, que trabalham na coleta, na seleção de lixo limpo e seco do lixo orgânico, que é destinado às valas de compactação. A vida útil do aterro, localizado em uma área de cerca de dois alqueires foi estimada em cerca de 16 anos, quando da sua implantação em 2008, mas a expectativa é de que a durabilidade alcance mais de 20 anos.