Secretaria está realizando curso de “Manejo de Gado Leiteiro”

A cada dia que passa as atividades do agronegócio se tornam mais competitivas. Assim, é preciso ser cada vez mais eficientes na produção de leite. Dessa forma, a nutrição tem um papel fundamental, até porque esse item é um dos mais onerosos em um sistema de produção de leite, representando de 40 a 60% do custo total da atividade. Além disso, tem-se buscado animais cada vez mais produtivos, os quais exigem dietas bem equilibradas e fornecidas corretamente para que se possa atender a grande exigência nutricional destes animais. Com um manejo nutricional eficiente é possível conseguir que as vacas atinjam um maior pico de produção, uma maior produção de leite ao longo da lactação, uma boa recuperação da condição corporal, mantendo assim alta eficiência produtiva e reprodutiva. É com essa linha de pensamento que a Secretaria de Agricultura de Saudade do Iguaçu tem promovido cursos de capacitação e qualificação para produtores de leite, com ênfase na saúde animal e no manejado adequado do gado leiteiro, a fim de garantir mais lucratividade às famílias que atuam na área. Depois de promover campanhas intensas para vacinação de animais e retomar o Processo de Acasalamento Genético a secretaria agora está realizando cursos de capacitação na área de manejo dos animais. Atualmente o médico veterinário Emerson Ferraza está ministrando um curso de manejo de Gado Leiteiro para 12 pessoas. A parte teórica vem sendo aplicada na Câmara Municipal de Vereadores e a participação dos cursistas é notadamente de público jovem, que vem assumindo o gerenciamento das propriedades rurais. O conteúdo do curso contempla os diversos aspectos especialmente relacionados à alimentação dos animais, desde o nascimento até a idade adulta.