Secretaria de Agricultura e a Emater local realiza reuniões nas comunidades em comunidades rurais

A Secretaria Municipal de Agricultura de Saudade do Iguaçu e a Emater local, realizaram no dia 29 de maio reunião técnica na Comunidade de Linha Biguá. Na reunião, o Secretário Municipal de Agricultura Eng. Agr. Miguel Ângelo Cambruzzi apresentou os trabalhos e programas que a secretaria desenvolve e o plano de trabalho para os próximos meses. A grande novidade apresentada é o Programa “Mais Leite”. Neste, os profissionais do departamento fazem orientações técnicas na propriedade e acompanhamento em muitos fatores determinantes no sucesso da atividade, tais como: a produção de alimento para os animais, planejamento e gerenciamento da propriedade, fertilidade do solo, adubação e manejo de pastagens e culturas anuais, manejo dos animais, sanidade animal, acompanhamento reprodutivo, acasalamentos genéticos, nutrição animal, entre outros. Para o desenvolvimento das atividades, estão a disposição, médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos da secretaria de agricultura, que orientam os produtores, com assistência técnica comprometida e continuada, objetivando aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida das famílias. Entre os temas em discussão esta a aplicação de tecnologia e conhecimento juntamente com a racionalização dos custos e a melhoria da produtividade visando a sustentabilidade das propriedades rurais. Para obter tal resultado o produtor tem seus deveres, que são, fazer anotações em planilhas de custos, receitas e dados zootécnicos, que servem de ferramentas utilizadas em outras propriedades. A Engenheira Agrônoma da Emater Rosane Dalpiva Bragatto realizou na oportunidade a apresentaçãio de Diagnóstico Rural Participativo, para o desenvolvimento das ações do convenio com o MDA, à ser executado nos próximos 3,5 anos. Nesta parceria serão atendidos Agricultores Familiares, com assistência técnica, buscando a sustentabilidade do sistema produtivo. Na reunião os agricultores também tiveram oportunidade de verificar os resultados das propriedades de referência da parceria Gestão de Propriedades, firmada em convênio entre a Administração e o estado (EMATER). A palestra foi proferida pelo Técnico em Agropecuária, Ivan Lucas Formigheiri, profissional da Secretaria da Agricultura. O município de Saudade do Iguaçu é o pioneiro neste programa. Estiveram presentes o Prefeito Municipal Mauro Cesar Cenci e o Vereador e colaborador da Secretaria de Agricultura Neidelar Vicente Bocalon. Estão programadas mais três reuniões em outras comunidades durante o mês de junho. A última delas ocorreu na comunidade de Santa Rosa, no dia 18 de junho.