Excesso de Chuvas mobiliza Prefeitura e Defesa Civil de Saudade

Funcionários da Secretaria de Obras e Viação e do Departamento de Urbanismo da Prefeitura de Saudade estão mobilizados desde ontem (08/06), em razão dos problemas provocados pelo elevado índice de precipitação pluviométrica. Na manhã dessa segunda-feira o prefeito Mauro César Cenci reuniu os secretários e o presidente do CONDEC, Conselho Municipal de Defesa Civil, Alex Sandro Batista, para promover uma atualização do quadro e determinar ações para resolver os problemas que estão afetando à comunidade. De acordo com o prefeito, como medida preventiva, durante o final de semana cinco famílias que residem em áreas de risco foram desalojadas e removidas para abrigos improvisados. “Tivemos que tomar essa decisão porque havia muita infiltração e grande perigo de deslizamento”, disse o prefeito. As famílias foram abrigadas junto ao Centro de Referência e Assistência Social, CRAS. Conforme o presidente do Condec houve a demarcação da área que somente poderá ser liberada pelo Corpo de Bombeiros após inspeção da mesma. Os responsáveis pelas áreas de agricultura e urbanismo relataram inúmeras ocorrências no quadro urbano e também no interior. Conforme os relatos há grandes prejuízos em estradas rurais e bueiros que foram interrompidos ou cederam. Na região de Santa Rosa uma ponte foi levada pela força das águas. Na BR 158, próximo a entrada da cidade, houve deslizamento de terra em três pontos, interditando meia pista. O Denit foi comunicado e deve providenciar a desobstrução nesta segunda feira. Na reunião com o secretariado ficou acertado que o Serviço Social deverá elaborar um relatório completo sobre o quadro, até o final da tarde de hoje.