Projeto de Reforço Escolar na Padre Felipe

A Escola Municipal Padre Felipe juntamente com a Secretaria Municipal da Educação de Saudade do Iguaçu, mostrando-se preocupada com o grande número de crianças com dificuldade na aprendizagem, vem oferecendo, desde o inicio do ano escolar de 2014, o “Projeto de Reforço Escolar” atendendo as crianças em horário de contra turno. O projeto foi elaborado com um cuidado todo especial, para atender alunos com defasagem de aprendizagem, que se encontram no 1º e 2º ciclo do ensino fundamental. O objetivo do projeto é priorizar a alfabetização e o letramento, bem como, as operações matemáticas, levando em consideração o ambiente onde os alunos estão inseridos, para que sejam superadas todas as defasagens dos educando, sendo elas de cunho emocional, cognitivo ou social. Estão sendo atendidos 65 alunos semanalmente. Destes, 10 foram dispensados, por terem conseguido superar as defasagens encaminhadas pelos professores regentes das turmas. São desenvolvidas diversas atividades lúdicas como: cantigas de roda, parlendas, trava-línguas e tantos outros portadores de textos, bem como jogos educativos, nos quais os alunos aprendem brincando. É realizado um trabalho de motivação, onde os alunos são levados a acreditar no seu potencial e que todos são capazes de aprender, de uma forma diferenciada do turno regular. As dificuldades são superadas com maior rapidez e os educandos participam com muito interesse e entusiasmo, demonstrando grande alegria por estarem na escola. O projeto teve grande aceitação por toda a comunidade educacional e principalmente pelos pais, que muito colaboram, pois os alunos tem ótima frequência escolar. “Como alfabetizadoras uma preocupação muito forte sempre se faz presente em nosso trabalho, em formar crianças autônomas e criticas conscientes do seu papel de cidadãs”, afirmam as professoras Marisa e Leonidia. Que atuam no “Reforço Escolar’.