Secretaria realizou curso de casqueamento de animais de leite

A Secretaria de Agricultura de Saudade do Iguaçu realizou esta semana mais um curso orientado para o setor de bovinocultura leiteira. O curso Casqueamento de Bovinos de Leite foi aplicado pelo médico veterinário Emerson Ferrazza, do Senar-PR. Conforme o secretário Miguel Ângelo Cambruzzi o curso foi aplicado para dez criadores de gado leiteiro, explanando técnicas recomendadas a fim de garantir melhor saúde animal aos plantéis. De acordo com Miguel, para atuar no setor agrícola gerando produção, renda e emprego, é preciso estudar e entender os aspectos econômicos inerentes à atividade. É fundamental que o produtor rural tenha conhecimento das tecnologias presentes em todo o processo. “A capacitação dos produtores é uma questão fundamental para uma estruturação da pecuária de leite. Ela deverá ter como focos, entre outros pontos, o conhecimento dos processos que envolvem a administração de uma propriedade rural e de como produzir leite com qualidade, de forma sustentável e competitiva”, disse Miguel. O Curso aplicado foi constituído de parte prática e teórica, com duração de oito horas, sendo custeado pelo Senar. Os participantes não tiveram nenhum custo financeiro, inclusive a alimentação, bancada pela parceria. Outros investimentos no setor Recentemente a Secretaria Municipal de Agricultura promoveu a aquisição de dez botijões para armazenamento de sêmen, por meio de processo licitatório. Os produtos, cujo preço no mercado gira na faixa de aproximadamente R$ 2.600,00, tiveram um custo de R$ 1.190,00 A secretaria está disponibilizando um programa que prevê a distribuição desses botijões para grupos compostos por no mínimo três produtores, que irão receber treinamento e capacitação para realizar a inseminação dos bovinos. A proposta tem entre outros objetivos, a finalidade de obter economia e agilidade no programa de atendimentos aos produtores. Na atual gestão a administração vem incentivando intensamente a utilização de tecnologias para melhoria genética e aumento da produtividade do plantel leiteiro. No ano passado por determinação do prefeito Mauro, foi retomado um processo de Acasalamento Genético, com as empresas CRI e Lago da Serra, que permitiram a realização de mais de 1.500 acasalamentos, o que resultará na melhoria das características dos animais. Além desse processo, o trabalho de inseminação artificial alcançou no primeiro ano de administração um excelente resultado. Foram realizadas mais de 4.000 inseminações. Outro incentivo importante que vem sendo promovido pelo governo municipal é a distribuição de conjuntos de ordenhadeiras. Até agora já foram distribuídas 15 ordenhadeiras para atender bovinocultores de leite com pelo menos 05 animais em lactação e que não dispõem do equipamento ainda.