Comunidades rurais de Saudade realizaram assembleias esta semana

Quatro assembleias realizadas esta semana nas comunidades de Bom Jesus, São Cristóvão, Nova Esperança e Nossa Senhora Aparecida, que integram o Assentamento Nova Fartura, definiram a parceria das mesmas com a Caixa e com a cooperativa Crenhor, em projeto que visa à obtenção de recursos para projetos de reformas de habitações rurais. As assembleias foram coordenadas pela Secretaria de Agricultura, através do secretário Miguel Angelo Cambruzzi, pelo vereador Neidelar Bocalon e Dirlene Silveira, funcionária do Ceagro, que presta assessoria para a cooperativa e para a Associação Central de Produtores de Nova Fartura, ACANF. A partir dessas assembleias a Cooperativa e a Secretaria Municipal de Agricultura passam a desenvolver os projetos e agir no sentido de pleitear perante o INCRA e o Governo Federal a liberação de recursos subsidiados para realização de reformas em habitações rurais, para famílias com renda anual até R$ 15.000,00. De acordo com Neidelar Bocalon cada família pode pleitear até R$ 17.200,00. Desse montante o contratante terá que devolver apenas R$ 650,00, divididos em quatro parcelas anuais. Caso o projeto de reforma da residência ultrapasse o valor de R$ 17.200,00 o excesso deverá ser bancado pelo contratante. Neidelar explicou que este é um projeto de médio a longo prazo. “Todos os participantes foram conscientizados de que a execução do projeto leva no mínimo seis meses, portanto todos precisam ter paciência”, destacou.