Bovinocultura de leite em Saudade do Iguaçu continua sendo incentivada

Proprietários de Bovino de leite de Saudade do Iguaçu continuam recebendo incentivos da administração municipal para aplicar tecnologia, melhorar o plantel, aumentar a produtividade e a lucratividade. Recentemente a Secretaria Municipal de Agricultura promoveu a aquisição de dez botijões para armazenamento de sêmen, por meio de processo licitatório. Os produtos, cujo preço no mercado giram na faixa de aproximadamente R$ 2.600,00, tiveram um custo de R$ 1.190,00 revelou o secretário de agricultura, Engenheiro Agrônomo Miguel Ângelo Cambruzzi. Miguel disse que a secretaria está disponibilizando um programa que prevê a distribuição desses botijões para grupos compostos por no mínimo três produtores, que irão receber treinamento e capacitação para realizar a inseminação dos bovinos. A proposta tem entre outros objetivos, a finalidade de obter economia e agilidade no programa de atendimentos aos produtores que é coordenado pelo técnico Leonço Machado. Segundo Machado há uma grande demanda de pedidos de inseminação e a vasta extensão territorial à percorrer, além de outros fatores como os diferentes aspectos do ciclo do cio, mais ou, menos prolongados dos animais, acaba provocando algumas dificuldades no atendimento. “Com o produtor capacitado para promover a inseminação o programa será bem mais produtivo”, destaca Machado. Conforme disse, atualmente o programa municipal de inseminação tem alcançado uma taxa entre 87 e 90 por cento de resultados positivos nos processos de inseminação. “Acredito que com os produtores bem treinados poderemos manter esse índice de aproveitamento, dando também mais agilidade na assistência em outras propriedades”, aponta Machado. Na atual gestão a administração vem incentivando intensamente a utilização de tecnologias para melhoria genética e aumento da produtividade do plantel leiteiro. Miguel Ângelo Cambruzzi revela que no ano passado por determinação do prefeito Mauro, foi retomado um processo de Acasalamento Genético, com as empresas CRI e Lago da Serra, que permitiram a realização de mais de 1.500 acasalamentos, o que resultará na melhoria das características dos animais. Além desse processo, o trabalho de inseminação artificial alcançou no primeiro ano de administração um excelente resultado. Foram realizadas mais de 4.000 inseminações. Outro incentivo importante que vem sendo promovido pelo governo municipal é a distribuição de conjuntos de ordenhadeiras. Até agora já foram distribuídas 15 ordenhadeiras para atender bovinocultores de leite com pelo menos 05 animais em lactação e que não dispõem do equipamento ainda.