Saudade do Iguaçu desenvolve ações para recuperação de manancial que utiliza água para abastecimento público

A Secretaria de Agricultura através do Departamento de Meio Ambiente, em parceria com Sanepar e Emater, está realizando a construção de cerca nas margens do Rio da Paz. O Manancial Rio da Paz é o principal responsável pelo abastecimento da cidade de Saudade do Iguaçu e o uso e ocupação do solo da bacia necessitam de ações efetivas, tanto de aporte financeiro, quanto de ações de sensibilização da população na utilização da água e preservação do meio ambiente. O investimento do Fundo Azul, oriundo da Sanepar, vai possibilitar melhorias na qualidade da água do manancial, minimizando impactos por pisoteio de animais no leito do rio e alteração nos índices de turbidez. A proteção do manancial com cerca auxiliará na preservação e recuperação da mata ciliar do rio. A prefeitura Municipal de Saudade do Iguaçu e demais parceiros do projeto também desenvolverão atividades de educação ambiental com a população da bacia, para promover o comprometimento com a qualidade da água, o monitoramento e fiscalização. Desse modo, com investimento de recursos financeiro e ações socioambientais na área de abrangência do Manancial Rio da Paz pelo Fundo Azul, a população urbana e rural será beneficiada com a melhoria da qualidade da água, além de manter o uso das áreas lindeiras. Ações planejadas junto à população das margens do manancial contemplam trabalhos de informação e conscientização quanto à importância do adequado uso solo e a preservação da mata ciliar. Na primeira etapa do projeto, serão construídos aproximadamente 4.500 metros de cerca.