Aconteceu ontem o lançamento do PNAIC 2014

Aconteceu ontem o lançamento do PNAIC 2014 Os vinte e dois professores alfabetizadores da Escola Municipal Padre Felipe estiveram reunidos ontem no final da tarde no lançamento do pacto. A reunião aconteceu no saguão da Escola Municipal Padre Felipe, contando com a presença da coordenadora Luciandra Confortin Zamarchi, da orientadora Lucianita Bocalon, da diretora da escola, professora Rosemara Zamarchi e do prefeito Mauro César Cenci. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos, federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. No ano passado o pacto, segundo a professora Lucianita, tratou da capacitação para Alfabetização e Letramento. Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos . Neste ano de 2014 o programa está voltado para a Alfabetização em Matemática, com aplicação de conteúdos em 160 horas aulas. Desse total, 120 horas serão presencias e outras 40 à distância, podendo ser atividades com alunos, em sala de aula.