Tiveram início obras para construção da Unidade Básica de Saúde na Linha Urutu

Começaram esta semana as obras de construção de uma Unidade Básica de Saúde na comunidade de Urutu, interior de Saudade do Iguaçu. A construção dessa unidade é resultado de um convênio estabelecido pelo nosso prefeito Mauro, com o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, que envolve recursos financeiros da ordem de R$ 408.000,00, e mais uma contrapartida municipal, que eleva o valor para R$ 492.000,00. A obra vai está localizada onde funcionava a antiga escola de informática e onde se aplicava a catequese. A Unidade Básica de Saúde do Urutu terá 393 metros quadrados de área construída, contendo três consultórios, sala de espera, sala de curativo, sala de observação, sala de procedimentos, sala de esterilização, farmácia, sala de inalação, consultório odontológico, copa, almoxarifado, seis instalações sanitárias, depósito entre outras dependências. A empresa vencedora da licitação tem um prazo legal de 240 dias para execução do projeto, informou a secretária de Saúde, Franceli Del Gasperin. Ela disse esperar que a obra possa ser entregue dentro do prazo, nesse ano ainda. “Entretanto nos sabemos que toda a obra de construção sempre depende de condições climáticas, mas acho que dentro do prazo nos teremos o projeto concluído”, afirmou. Franceli disse que em breve deverá iniciar diálogo com a comunidade a respeito dos dias de atendimento na unidade, opinando que deverá haver atendimento entre duas e três vezes por semana, por parte da equipe médica. Para o setor de enfermagem ela acha que deve haver um atendimento permanente, pois há uma grande demanda de atividades na realização de pequenos curativos, aferição de pressão arterial, aplicação de injeções e vacinas, inalação, entrega de remédios, entre outras atividades. Posteriormente a secretaria vai estudar a indicação dos profissionais que irão atender na área médica. Franceli citou a construção da Unidade Básica de Saúde como um grande benefício para a comunidade. “|Isso evitar muitos transtornos para inúmeras pessoas, com relação ao deslocamento até ao Centro de Saúde. Vai representar economia de tempo e dinheiro para as pessoas. Além disso, rapidez e comodidade, com a saúde mais próxima da população rural”, destacou.