Polícia Militar e lideranças discutiram Transporte Escolar

Por iniciativa do Sargento Herondi de Avila Duarte, comandante da Polícia Militar de Saudade do Iguaçu, aconteceu na quinta-feira (20/02) uma reunião envolvendo autoridades municipais e prestadores de serviços que executam o Transporte Escolar em Saudade do Iguaçu. Representando a prefeitura participaram o Prefeito Mauro Cenci e o vice-prefeito e secretário de educação Darlei Trento, além de servidores da secretaria e motoristas de ônibus. Também estiveram presentes proprietários e motoristas de ônibus terceirizados que também atuam na área. O Comandante da PM manifestou sua preocupação com o tema, destacando alguns pontos fundamentais que considerou extremamente importantes para um serviço de qualidade e que garanta segurança aos usuários. O Policial que possui vasta experiência e uma carreira de mais de 20 anos na Polícia Militar, inicialmente lembrou que semestralmente os veículos que fazem o transporte devem passar por uma inspeção veicular. Nessa inspeção são observados itens de segurança, que dizem respeito aos equipamentos obrigatórios e às condições mínimas de segurança. “Não sei ainda se é o caso dos veículos daqui, mas sabe-se que existem por aí veículos sem condições de executar o transporte. Há casos de vidros quebrados, assentos danificados, veículos com pneus carecas, sistema de freio comprometido, lanternas quebras, entre outras coisas”, disse Herondi. Outra observação feita pela autoridade polícia é quanto à preferência do assento pra as crianças que estão no veículo. Segundo ele outros passageiros devem ceder lugar para as crianças que são prioridades. Considerou ainda que os condutores de veículos são responsáveis por fiscalizar o comportamento das crianças, que não devem ficar com a cabeça fora da janela e devem permanecer sentadas. Herondi Ávila Duarte advertiu que a Polícia Militar não vai mais permitir que seja feito o embarque de passageiros fora dos pontos estabelecidos. Ele fez questão de informar aos condutores de veículos que oportunamente a Polícia Militar estará fazendo operações de fiscalização. “Essas blitz, servirão para verificar a real condição do veículo. Inicialmente não estaremos multando ou retendo, mas recomendando as providências necessárias”, destacou Avila Duarte. O prefeito Mauro Cenci quanto o secretário de educação Darlei Trento foram unânimes em destacar que o item segurança é fundamental. Na visão de Mauro tudo deve ser feito para garantir essa segurança. Segundo disse a prefeitura estuda, por exemplo, alternativas de embarque e desembarque nas escolas Padre Felipe e Sonho Encantado. O prefeito também informou que está em frequente contato com o DNIT para implantação de pontos de embarque na BR 158, assim como um Trevo no acesso para Santa Rosa, ressaltando, contudo, que tem encontrado dificuldades de respostas das autoridades. Ficou convencionado que a prefeitura fará os serviços que forem possíveis, a fim de melhorar a segurança para acessar a estrada que que vai a Santa Rosa à BR 158, para quem trafega na rodovia no sentido Sul/ Norte. Também ficou definido que a prefeitura deverá acionar a justiça para que o DNIT ou autoridade competente promova a execução das obras que se requer para que haja mais segurança para os usuários da rodovia.