Acasalamento genético

A Pecuária leiteira em Saudade do Iguaçu é um importante setor para a economia local, que vem recebendo do poder público municipal toda atenção necessária. Sempre com objetivo de criar valor, construir cada vez mais confiança e entregar resultados, os técnicos da Secretaria de Agricultura trabalham com muita dedicação em propriedades com perfis para produção de leite. Em parceria com empresas fornecedoras de sêmen, CRI e CRV Lagoa a Secretaria iniciou um trabalho de levantamento de dados junto ao plantel leiteiro, para complementar o trabalho do Programa de Inseminação Artificial que vem sendo conduzido pelo técnico Leôncio Machado da Silva, que consiste em um Programa de Manejo e Acasalamento de Vacas Leiteiras. Foi o que aconteceu esta semana, quando o médico veterinário Fernando Oliveira, Supervisor Regional do Paraná, da CRI Genética, juntamente com o engenheiro agrônomo Miguel Ângelo Cambruzzi, secretário de agricultura e Leôncio Machado da Silva, responsável pelo Programa de Inseminação Artificial percorreram diversas propriedades e cadastraram aproximadamente 750 animais para incluir no programa. Nos próximos dias outras 750 vacas serão selecionadas por técnico da CRV Lagoa, com a mesma finalidade. Através do programa um técnico visita a propriedade e analisa cada animal. De posse dessa avaliação minuciosa é traçado o perfil do plantel, para que sejam indicados os melhores touros, para corrigir características e melhorar o desempenho do rebanho. Conforme o médico veterinário da CRI Genética, as melhorias podem ser na conformação de úbere, capacidade corporal, tamanho, força, profundidade, deficiências de casco entre outras correções que se pode fazer. “Há muito caminho para percorrer. Há algumas propriedades com a tecnologia implantada, mas ainda há muitas onde praticamente tudo precisa ser feito”, disse Fernando. De acordo com Fernando Oliveira o plantel observado, em geral é de animais de boa qualidade genética, mas que pode e deve ser melhorado, para aumentar sua produtividade a vida útil produtiva do animal. A propriedade do senhor Círio Bonetti, na localidade de Santa Rosa já está utilizando há algum tempo o processo de Acasalamento Genético e está apresentando bons resultados. Na propriedade aonde são produzidos diariamente cerca de 1500 litros de leite existem cerca de cem animais, dos quais aproximadamente cinquenta estão em lactação. O manejo desses animais é feito por quatro pessoas, o casal, Círio e Esposa e o filho Edivan e a esposa. De acordo com Edivan é necessário bastante dedicação, mas os resultados são visíveis. “Para nós da pequena propriedade, a utilização da tecnologia é o caminho. Temos alguns animais gerados pelo acasalamento genético e pretendemos continuar nesse processo, pois estamos contando com apoio dos técnicos da Secretaria de Agricultura”, destaca Edivan. Bem pertinho da propriedade de Círio Bonetti, encontra-se a de Valdir Bonetti, onde existem aproximadamente 70 animais dos quais 10 são frutos de acasalamento genético. Segundo a nora de Valdir, Cleni Bonetti que ajuda no manejo dos animais, graças ao trabalho da Secretaria de Agricultura e com a adoção da tecnologia, hoje a propriedade conta com animais que produzem entre 40 e 60 litros diários de leite. “São exceções, mas todo o plantel foi melhorado a partir da inseminação artificial e com o acasalamento genético. É trabalhoso o manejo, mas com a família unida é bem mais fácil de trabalhar”, disse Cleni. Um pouco mais distante dali, na localidade de Alto Santa Rosa, em outra pequena propriedade vem à comprovação de boa rentabilidade na atividade leiteira, com a aplicação das tecnologias recomendadas e o manejo adequado. A propriedade do senhor Alberto Lazzari é administrada por ele e seus dois filhos. Também nessa propriedade foram avaliadas vacas para o acasalamento genético, a fim de obter uma cria de melhor qualidade e com maior longevidade de produção. O leite na economia municipal. A bovinocultura de leite em Saudade contempla um universo de aproximadamente 350 propriedades rurais e movimenta recursos financeiros acima de 15 milhões de reais por ano, segundo expectativa da Secretaria Municipal de Agricultura, com base em dados da Saeb/Deral. Atualmente cerca de cinco empresas do ramo leiteiro fazem a captação do produto no município o que contribui para agregar valores ao produto, além de geração de postos de trabalho.