Agricultura indeniza proprietários de animais sacrificados

Por determinação do prefeito Mauro Cenci, foram indenizados pela Secretaria Municipal de Agricultura, doze proprietários de animais sacrificados devido à contaminação por Brucelose e Tuberculose. A informação foi dada pelo Engenheiro Agrônomo Miguel Ângelo Cambruzzi, secretário de agricultura apontando que os recursos utilizados são de origem de um fundo de reserva constituído com percentual da taxa de vacinação contra a brucelose. De acordo com Miguel, o montante da indenização para cerca de 35 animais foi da ordem de R$ 32.500,00. O prefeito Mauro Cenci, que é médico veterinário, falou da sua preocupação com relação ao tema. “É importante o pagamento da indenização porque esse recurso certamente ajudará na reposição do plantel, o que significa aumento da produção leiteira. O aspecto importante a destacar é, entretanto, a fato de termos eliminado animais doentes que certamente poderiam apresentar riscos para a saúde humana e comprometimento da qualidade do leite”, citou Mauro. A brucelose é uma doença grave causada por uma bactéria chamada Brucela, que ataca bovinos, suínos, equinos, caprinos, ovinos e pode ser transmitida ao homem. A brucelose não tem cura e a única forma de evitá-la é com a vacinação. No caso de bovinos somente as bezerras devem ser vacinadas contra a brucelose e tuberculose. “É importante destacar que somente as bezerras devem ser vacinadas contra essa doença, e a vacina só pode ser aplicada entre os três e os oito meses de vida do animal. Os produtores que tiveram animais indenizados foram: Antônio Vanir Marangon, Atílio Cereza, Ari Zanoni, Azenir Cambruzzi, Derli Hack, Vilmar Baretta, Paulo Bortolomedi, Laurindo Zanesco, Valdemar dos Santos, Osmar Geremias Inoir de Morais, José Rogério Martignago e o condomínio Pissolato.