Comunidades do Biguá e Linha Pães recebem água potável de qualidade através do programa "Saneamento é Mais Saúde"

Na última terça-feira 02/05, o Prefeito Municipal Darlei Trento, juntamente com Assessor do Diretor Comercial da SANEPAR, Roboão Senegaglia, para debater assuntos com relação ao fornecimento e manutenção de água potável, estiveram em reunião com os moradores que serão beneficiados com água de poço artesiano na Linha Pães e Biguá.

De acordo com o coordenador da SANEPAR, Roboão, o seu papel nesta reunião foi organizar uma Associação para o Controle e Manutenção da Água e dar sugestões para que o abastecimento possa funcionar corretamente.

Assim, durante a reunião foi realizada a criação da associação, aprovação do estatuto, eleição da diretoria e do conselho fiscal. Foram escolhidas ainda duas pessoas da comunidade para fazer treinamento para operação do sistema, treinamento que também será conduzido pela SANEPAR.

A previsão é que todos os custos para a manutenção do funcionamento do sistema, sejam os relativos ao pagamento de serviços, de energia, gastos para o bombeamento da água para o sistema, a aquisição de químicos para o tratamento e a futura aquisição de bombas de reserva, sairá do fundo de reserva da Associação, e a Associação conseguirá manter-se tranquilamente; se todos participarem deste modelo de gestão.

Para a perfuração do poço, o município gastou aproximadamente 78 mil reais do cofre público e para a execução de todo o sistema de distribuição, foram investidos recursos na ordem de 356 mil reais que foi obtido em convênio com a Caixa Econômica Federal. De início estarão sendo atendidas 25 famílias, as quais já estão com o hidrômetro instalado em frente as casas com água de boa qualidade.

Como o poço artesiano que abastece o sistema possui elevada vazão de água, a administração municipal pretende atender mais 49 famílias da comunidade Linha Biguá. O projeto de ampliação já está pronto e o município solicitou parceria junto a Sanepar para execução.