Copel está substituindo rede elétrica

Parte da rede elétrica de Alta Tensão da Avenida Iguaçu foi substituída pela Copel na semana passada por uma rede compacta e o restante deverá ser implantado dentro de mais algum tempo. A empresa está investindo R$ 81,6 milhões na modernização de suas redes de distribuição com a instalação de redes compactas. Mais resistentes do que as redes convencionais à queda de galhos e objetos sobre os fios, os cabos compactos reduzem o número de interrupções de energia, melhorando a qualidade do fornecimento. Ao todo, 900 km de rede serão substituídos ou ampliados até o final deste ano, fazendo com que o Paraná ultrapasse 5 mil km de redes compactas instaladas. Formada por um conjunto de cabos de aço, condutores cobertos e espaçadores, a rede compacta apresenta melhor desempenho que a rede convencional graças à sua maior proteção, que reduz o número de desligamentos causados pelo contato de galhos, pipas e outros objetos com a rede de distribuição de alta tensão. Padrão construtivo A Copel foi uma das primeiras empresas a utilizar redes compactas no Brasil, começando a testar a tecnologia em 1994 na cidade de Maringá, que hoje possui 100% de sua rede composta por este tipo de cabos, graças a uma parceria com a prefeitura municipal. Os bons resultados para a redução de desligamentos fez com que, uma década mais tarde, as compactas se convertessem no único padrão construtivo para este tipo de redes. Nos últimos cinco anos, a extensão da rede compacta no estado aumentou três vezes, de 1,3 mil km para 4,1 mil km. Como resultado dos investimentos, a Copel registrou em 2012, pela segunda vez consecutiva, os menores índices de interrupção no fornecimento de energia de toda a sua história. A Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC), que mede o tempo médio de desligamentos durante o ano, foi de 10,25 horas – redução de 3,67% em relação ao índice verificado em 2011. Já a Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), que informa a quantidade média anual de desligamentos, encerrou o ano em 7,84, o que representa uma diminuição de 4,97%.