Retorno escolar acontecerá na próxima semana

Está prevista para a próxima semana o início gradativo do retorno das aulas no Município de Saudade do Iguaçu. Desde março de 2020, com o início da pandemia da COVID-19 as aulas tem acontecido de forma remota, ou seja, os alunos recebem as atividades na escola e em casa via grupos de celular ou vídeos enviados pelos próprios professores. Dinâmica que deve mudar parcialmente com o retorno das atividades presenciais.

Na quarta-feira 21 de julho, está agendado o retorno das aulas na Escola Municipal “Padre Felipe”. Já na segunda feira 26 de julho, está agendado o retorno das atividades no CMEI “Sonho Encantado”. Ambas as escolas adotarão inicialmente o ensino híbrido, que é quando a turma é dividida em menos quantidade de alunos, facilitando o distanciamento entre os mesmos e o uso dos protocolos de segurança. No ensino híbrido, existe a possibilidade de, em uma semana por exemplo, uma quantidade de alunos participar das aulas de maneira presencial e na outra semana de forma virtual, possibilitando assim o revezamento dos alunos que virão até a escola nas semanas.

De acordo com o Secretário de Educação Marcelo Giacomini, o início das aulas foi definido baseado no atual cenário da pandemia no município. “Para retornarmos as aulas, mesmo que de forma híbrida no início do segundo semestre, levamos em consideração os baixos índices de contaminação da COVID-19 atualmente em Saudade do Iguaçu, bem como o calendário de vacinação. Todos os professores da rede pública já estão vacinados com a primeira dose e até a próxima semana quando as aulas iniciarão, boa parte da população também estará. Iniciaremos desta forma, acompanhando a evolução da pandemia em nosso município, as ações podem mudar a qualquer momento, mas estamos bem positivos quanto a volta as aulas.” Destacou o secretário.

Darlei Trento, Prefeito Municipal, falou sobre o transporte escolar e as mudanças necessárias neste período de adaptação para o retorno. “O transporte escolar era uma questão de muita preocupação neste momento de retorno das atividades escolares, não seria justo um retorno apenas para os Saudadenses residentes no perímetro urbano. Assim, decidimos dividir o município em duas grandes áreas, ou seja, em uma semana o transporte e as aulas acontecerão para os alunos de determinadas comunidades e na outra semana de outras. Isso tudo está sendo informado pela Secretaria de Educação aos alunos de cada comunidade como ficará. Esta medida foi adotada por que não são todos os alunos de uma comunidade, por exemplo, que escolheram voltar a maneira presencial, alguns optaram por continuar na maneira remota, mas é nosso dever oferecer transporte aos que optaram por voltar, e este transporte precisa ser com segurança e com distanciamento, dentro do que é necessário neste momento de pandemia. Precisamos destacar também, que o transporte é exclusivamente aos alunos. É um momento difícil, de muita adaptação para todos, mas o importante é sabermos que vai passar! Disse o Prefeito Darlei Trento.

Inicialmente, o CMEI “Pequeno Anjo”, conhecido como “creche”, não retornará com suas atividades presenciais. Por atender crianças com idade entre 0 e 3 anos, optou-se por um retorno gradativo, dando mais segurança as famílias Saudadenses.