Orientação técnica sobre alimentação de bovinos leiteiros é oferecida a produtores rurais

Não é novidade que o Governo Municipal de Saudade do Iguaçu se preocupa com a Agricultura local. Uma agricultura forte e bem desenvolvida é fundamental para o bom andamento de um município. E em Saudade do Iguaçu, a Secretaria Municipal de Agricultura investe também na orientação técnica junto as propriedades rurais em um aspecto muito importante na bovinocultura de leite, que é a produção de volumoso de qualidade.

Volumoso é um termo utilizado para definir um grupo de alimentos consumidos pelos bovinos, como por exemplo, as pastagens e silagens. Além deles, os bovinos ainda necessitam de água de boa qualidade em grande quantidade, também concentrados e minerais em sua dieta. Quanto maior for a qualidade e a disponibilidade de volumoso na propriedade, seja ele a pastagem ou silagem, menores serão os gastos que o produtor terá com a aquisição de concentrados que farão a complementação da dieta dos animais para atingirem a produtividade desejada em litros de leite por animal por dia, por exemplo.

Sabendo disso, os profissionais da Secretaria de Agricultura de Saudade do Iguaçu vêm desenvolvendo trabalhos de campo com orientações agronômicas e técnicas quanto a formação, manejo e adubação de pastagem e também referente ao cultivo e adubação, manejo e ponto de silagem e processo de ensilagem para a cultura do milho. O trabalho, além da produção do volumoso, envolve também toda a conceituação da produção de leite.

O Prefeito Darlei Trento, falou sobre os objetivos da orientação técnica nas propriedades. “Nosso objetivo é que a atividade na propriedade rural seja o mais eficiente possível produzindo alimento animal de qualidade e que o resultado financeiro para o produtor de leite seja o melhor possível.”

“Estamos preocupados com a qualidade das pastagens e da silagem e orientamos que a silagem deve ser bem feita e bem armazenada para que não se torne comida estragada.” Destacou o Secretário de Agricultura Mateus Terebinto, que lembrou ainda que os produtores interessados em receberem a orientação técnica poderão inscrever-se na Secretaria de Agricultura gratuitamente.