Início

Sobe para 6 o número de casos confirmados de coronavirus em Saudade do Iguaçu

            A secretaria de saúde de Saudade do Iguaçu confirmou na manhã desta quarta-feira, dia 20, novos casos de coronavirus no município.

             O primeiro caso no município foi confirmado ainda no sábado, dia 16, onde um homem de 32 anos que estava trabalhando no estado do Pará e retornou para Saudade do Iguaçu no último dia 12, sendo que alguns dias depois apresentou os sintomas do covid-19, o qual fez o exame que deu positivo para coronavirus.

                Nesta terça feira, dia 19, outras 9 pessoas que também retornaram na mesma viagem do Pará em uma van com a pessoa infectada, passaram por exames no município, dos quais 5 tiveram resultado positivo para covid-19 e outros 4 tiveram resultado negativo.

               Diante disso, os seis pacientes que tiveram resultado positivo foram colocados em isolamento, assim como seus familiares, os quais também passarão pela testagem para saber se foram ou não contaminados.

               O prefeito Mauro Cenci disse na coletiva para a imprensa que o momento é preocupante no município, onde com a confirmação dos seis casos de covid-19 dessas pessoas que estavam trabalhando fora, novas medidas serão implementadas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavirus no município. “Nos últimos dias fomos surpreendidos com a notícia de seis casos confirmados de covid-19 em nosso município. São pessoas que tem seus familiares em Saudade do Iguaçu e que estavam trabalhando no estado do Pará. Todos estão bem de saúde e foram colocados em isolamento, bem como seus familiares, os quais estão recebendo todo o acompanhamento da secretaria de saúde. A partir de agora queremos reforçar o pedido para os comerciantes e a população em geral, para que redobrem os cuidados com o uso de máscaras, álcool gel, evitar aglomerações entre outras medidas para segurança de todos. Estamos também publicando um novo decreto com algumas medidas novas, dentre as quais vamos implantar o toque de recolher que vai vigorar das 20 horas até às 06 horas da manhã seguinte, onde as pessoas só poderão sair de casa em caso de extrema necessidade e com justificativa. As festas e aglomerações de pessoas, mesmo que sejam em família ou de forma particular, estão proibidas. Agora é o momento em que precisamos da conscientização de todos para que fiquem em casa, principalmente os grupos de risco que são idosos, pessoas com comorbidades como diabetes, pressão alta entre outros, porquê se começar a aparecer muitos casos novos em Saudade do Iguaçu, não vai nos restar outra medida a não ser fazer o Look down que é o fechamento total da cidade por um período determinado. Estamos preocupados e queremos a segurança da nossa população”, disse Mauro.

               Saudade do Iguaçu é um município que tradicionalmente possui um grande número de pessoas que trabalham em outros estados, principalmente na construção de usinas, os quais de tempo em tempo retornam para o município onde seus familiares residem. Inclusive no próximo final de semana está previsto à chegada de mais um grupo de 7 pessoas que estão trabalhando no Rio de Janeiro, onde à secretaria de saúde já organizou um cronograma para fazer a testagem e monitoramento destas pessoas.

        Na secretaria de saúde, segundo à secretária Franceli Del Gasperin, as pessoas que necessitam pegar medicamentos podem usar as receitas antigas e não precisa renovar. Outra medida que está sendo implantada, é que as pessoas que estiverem com sintomas gripais, problemas respiratórios e febre, deve se dirigir até a Unidade de Saúde do município, onde haverá uma ala específica com uma equipe especializada para o atendimento dessas pessoas.

 

Desenvolvido por
PB Agência Web