Comunidades ganham Patrulha Nova

Depois de mais de 10 anos fazendo uso coletivo de equipamentos agrícolas as comunidades rurais de Santa Rosa, Alto Santa Rosa e Creolin, com um universo de aproximadamente 60 famílias, contarão a partir dos próximos dias com novos equipamentos para a patrulha agrícola. Um trator Budny, modelo 9040, 4x4 com 90 CVs, está sendo incorporado ao Patrimônio Público da Prefeitura de Saudade do Iguaçu e posteriormente será cedido em comodato à Associação de Produtores das três comunidades. O equipamento está sendo adquirido com recursos de uma emenda orçamentária do governo federal, no valor de R$ 81.500,00, de autoria do deputado Assis Miguel do Couto. De acordo com o secretário de agricultura, Miguel Ângelo Cambruzzi, ao trator será acoplado um conjunto com Concha e também uma Semeadeira. “O equipamento que é utilizado atualmente pelas comunidades têm mais de dez anos, estando quase que obsoleto, mas mesmo assim os integrantes da associação poderão continuar fazendo uso das duas Patrulhas”, revelou Cambruzzi. Patrulhas & Associações Muitas patrulhas foram constituídas no passado, através do associativismo e com o aval dos executivos municipais, quando não dos próprios integrantes das associações de produtores. As patrulhas agrícolas tiveram e têm papel preponderante no desenvolvimento e na produtividade das pequenas propriedades de Saudade do Iguaçu. Com a utilização das patrulhas ocorreu o acesso à tecnificação para quem não possuía recursos, otimizou-se o uso da terra e aumentou a produção rural, além de diminuir o esforço físico do produtor, na preparação de solos, na colheita e em outras atividades rurais.