Conselho de Assistência Social tem nova diretoria

Foram empossados recentemente os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social, de Saudade do Iguaçu. A solenidade de posse foi no Gabinete do Prefeito Mauro Cenci, contando com a participação de todos os membros, cinco representantes da sociedade civil e cinco representantes do poder público. O cargo de presidente coube à Assistente Social Cláudia Back, vice-presidente Maria F. Ferreira e Secretária Executiva Márcia Pires. O Conselho é uma instância deliberativa com caráter permanente e composição paritária, isto é, com igual número de representantes do governo e da sociedade civil. No âmbito do município, o Conselho Municipal de Assistência Social assume, dentre outras responsabilidades, a inscrição de entidades e organizações de assistência social, cabendo-lhe, ainda, a supervisão das mesmas, conforme estabelecido na Lei Orgânica de Assistência Social. Possui importante atuação na formulação de estratégias e na aprovação, fiscalização e avaliação dos resultados da Política de Assistência Social no município. As reuniões do CMAS são mensais. Também as comissões de conselheiros, que são formadas para discutir os assuntos da pauta, se reúnem mensalmente, antes da reunião ordinária. As reuniões são públicas, portanto são abertas à população, que pode inclusive pedir a palavra para fazer observações ou tirar dúvidas. Mas somente os conselheiros podem votar nas deliberações do CMAS. Segundo a presidente Cláudia Back, uma das principais linhas de ação do Conselho será em torno do programa Família Paranaense, do governo do estado. Trata-se de um programa estratégico que tem como atribuição, articular as políticas públicas de várias áreas do Governo, visando o desenvolvimento, o protagonismo e a promoção social das famílias que vivem em maior situação de vulnerabilidade e risco no Paraná. Objetiva estabelecer uma rede integrada de proteção às famílias através da oferta de um conjunto de ações intersetoriais planejadas de acordo com a necessidade de cada família e das especificidades do território onde ela reside.