Início

Programa de gestão do solo e água em microbacia Beneficia Agricultores Rurais

                                                                                                    ( Foto propriedade de Oliveira de Moura Pereira  )

 A administração municipal de Saudade do Iguaçu, através da Secretaria de Agricultura em parceria com o governo do estado, está desenvolvendo o programa de gestão de solo e agua o qual está atendendo agricultores da região do assentamento Nova Fartura.

           O secretário de agricultura Jurandir Bitencourt destacou a importância do programa que faz a entrega de insumos aos agricultores e as melhorias necessárias nas propriedades. “Os terraços existiam antigamente praticamente em todas as propriedades, porém, com a implantação do plantio direto, os agricultores foram abandonando o sistema, onde começou a apresentar problemas de erosão nas propriedades. Diante disso, firmamos um convênio com o governo do estado, através da Emater e da SEAB para recuperar a conservação do solo. Cada família participante do programa recebu a fundo perdido 15 toneladas de adubo orgânico, 07 toneladas de calcário, e em média 707metros de terraços embutidos e/ou base larga. O Programa constituiu se de 29,5km de terraço, 287 toneladas de calcário calcitico e 615 toneladas de adubo orgânico. Este trabalho de conservação de solo foi realizado em 300 hectares de lavoura. O programa busca a sustentabilidade do sistema, implicando diretamente na qualidade da água dos mananciais, bem como na produção das lavouras. 

              Ao falar do programa, o prefeito Mauro Cenci lembrou que nesta etapa são mais de 40 famílias beneficiadas na região do assentamento, o qual deverá ser ampliado para outras regiões do município. “Estamos atendendo hoje um total de 41 famílias da região do assentamento com o programa de gestão solo e água. Firmamos uma parceria com o governo do estado na implantação do programa e agora devido à importância pretendemos expandir para outras regiões do município, com isso, pretendemos melhorar a condição dos nossos agricultores em suas propriedades”, destacou Mauro.

Desenvolvido por
PB Agência Web