Defesa Civil mobilizada em torno do Estado de Emergência

O prefeito de Saudade do Iguaçu, Mauro Cenci e os representantes da Comissão Municipal de Defesa Civil, Alex Sandro Batista, Diretor de Operações e Marcelo Schardosin, membro, participaram na segunda-feira, (08/07) de um evento técnico realizado pela Defesa Civil do Paraná, no Palácio Iguaçu em Curitiba, onde estiveram oitenta representantes de municípios em Situação de Emergência, devido às chuvas do mês de junho. O objetivo foi definir um plano de trabalho para recuperar a infraestrutura afetada nos municípios, bem como conceder auxílio às famílias que sofreram prejuízos. Conforme o diretor do COMDEC de Saudade foi autorizado à promoção de cadastro dos produtores rurais que sofreram perdas agrícolas e que estejam em inadimplentes com dívidas bancárias, ou mesmo com dívidas que ainda estão por vencer. “Esses agricultores devem procurar pelo Conselho para que possam receber uma carta de anuência para negociação dos débitos junto às instituições”. Em um grande número de municípios do estado foram registrados prejuízos em áreas urbanas com o transbordamento de rios e alagamento de casas. Muitas famílias ficaram desabrigadas. Na região Sudoeste do estado também houve casos dessa natureza, bem como a destruição de estradas e pontes, além de prejuízos em lavouras. O município tem prazo de 90 dias, contados a partir da assinatura do decreto estabelecendo a situação de emergência, para apresentar ao Governo Federal as propostas de obras e levantamentos de prejuízos. Inicialmente a Administração Municipal calculou os prejuízos, na área rural, com estradas, pontes, bueiros e outros, em torno de R$ 700.000,00. Na mesma oportunidade as autoridades municipais visitaram o gabinete da Deputada Rose Litro, na Assembleia Legislativa, para trâmites finais e liberação de um automóvel Gol, para a unidade do Detran. O veículo já está a disposição do setor de trânsito.