Início

Saudade do Iguaçu inicia trabalho em prol do Programa Cidade Amiga do Idoso

Foi realizado nesta semana em Saudade do Iguaçu, um evento sobre a sensibilização do programa “Cidade Amiga do Idoso”. Na mesma ocasião foi formada a comissão para coordenar os trabalhos no município.

O encontro contou com a presença do prefeito de Saudade do Iguaçu, Mauro Cesar Cenci, da secretária de Saúde do município, Franceli Davi Del Gasperin, e da coordenadora de projetos do mandato da deputada Leandre Dal Ponte, Jovelina Chaves.

De acordo com Franceli, Saudade do Iguaçu aderiu ao programa, pois é necessário garantir no município, ambientes que acolham as alterações físicas e sociais decorrentes do envelhecimento. “O objetivo principal é transformar a nossa cidade em um lugar de convivência prazerosa, segura, e confortável para as pessoas idosas, valorizando cada dia mais quem tanto contribuiu para o desenvolvimento do nosso município”, disse.

O que é o Cidade Amiga do Idoso

O Cidade Amiga do Idoso é um programa da OMS (Organização Mundial da Saúde) que tem como objetivo preparar os municípios e garantir ambientes que acolham as alterações físicas e sociais decorrentes do envelhecimento.

A iniciativa é desenvolvida através de estratégias locais, que envolvem várias frentes da sociedade na preparação dos municípios, com interação dos setores públicos, privados, e organizações sociais.  Essa visão também beneficia outras fases do curso de vida dos cidadãos, tornando as cidades amigáveis, não apenas para os idosos, mas para todas as pessoas que vivem nela. Afinal de contas, todos estão em constante processo de envelhecimento.

No Brasil, apenas três municípios conseguiram a certificação da OMS como amigável à pessoa idosa. No Paraná, apenas o município de Pato Branco foi certificado, recentemente. Essa certificação garante que os municípios cumprem requisitos exigidos pela Organização Mundial da Saúde em oito eixos: espaços abertos e prédios; transporte; moradia; participação social; respeito e inclusão social; participação cívica e emprego; comunicação e informação; e apoio comunitário e serviços de saúde.

Desenvolvido por
PB Agência Web