Educação Alimentar e Nutricional é tratada nas Escolas

Um projeto, denominado “Conhecendo Frutas”, está sendo desenvolvido pela Secretaria de  Educação de Saudade do Iguaçu. Nesta semana, junto ao Centro Municipal de Educação Infantil, CMEI, Pequeno Anjo, o assunto foi tratado de forma lúdica, onde as frutas ficaram expostas sobre uma mesa e orientadas as crianças quanto à importância do consumo para o crescimento e desenvolvimento adequado. Após a explanação, meninos e meninas puderam degustar as frutas. “Literalmente foi uma atividade muito gostosa. A exposição foi composta de melancia, melão, abacaxi, maçã, banana, laranja, mamão, pêra e morango. A fase da infância é de extrema importância para a formação dos nossos hábitos alimentares. Inserida no contexto familiar, a criança começa a formar os padrões de comportamento alimentar. Neste sentido, a escola é o principal lugar para a consolidação de práticas alimentares saudáveis em crianças”, comentou a nutricionista Graziela Alborgheti, responsável técnica pela Programa Nacional de Alimentação Escolar Saudadense.

O prefeito Mauro Cenci incentiva as práticas alimentares saudáveis. “A maioria das crianças passa grande parte do tempo na escola e, no caso do CMEI, em período integral. O ambiente escolar exerce um papel fundamental no desenvolvimento psicológico e emocional das crianças. Sabemos que crianças bem alimentadas e bem nutridas aprendem mais e tem mais disposição para realizar as atividades escolares”, falou o chefe do executivo.

Segundo dados da Secretaria de Educação, pode-se incluir informações sobre saúde e alimentação saudável em diferentes situações e aspectos pedagógicos, para estimular as crianças a adquirirem hábitos saudáveis na escola e principalmente em ambiente familiar. Porém, uma condição para a construção de programas de promoção da alimentação saudável, é que eles sejam pautados sobre diagnósticos que direcionem não só sobre o consumo alimentar, mas sobre a cultura e as condições de vida, de forma tal que eles possam ser planejados considerando necessidades e valores da comunidade.