Saudade do Iguaçu oferece Crédito Fundiário aos agricultores

Foi aprovada recentemente pelo Governo Federal, por meio do Conselho Monetário Nacional, uma nova resolução em torno do Programa Nacional de Crédito Fundiário. A Secretaria Municipal de Agricultura de Saudade do Iguaçu já trabalha no sentido de cadastrar as famílias interessadas no financiamento, com valor máximo de crédito no valor de R$ 140.000,00 (cento e quarenta mil reais).

Dados da Agricultura Saudadense dão conta de que são três linhas: o PNCF Social, para agricultores com renda de até R$ 20.000,00 (vinte mil reais) por ano e patrimônio de até R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), com até 40% de desconto para pagamentos em dia; o PNCF Mais, famílias com renda de até R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) por ano e patrimônio de até R$ 80.000,00 (oitenta mil reais), com até 20% de desconto para pagamentos em dia; e o PNCF Empreendedor, para famílias com renda de até R$216.000,00 (duzentos e dezesseis mil reais) e até R$500.000,00 (quinhentos mil reais) de patrimônio. “Para todas as linhas do Crédito Fundiário o prazo de pagamento passou de 20 para 25 anos, com carência de até 3 anos para que o agricultor comece a pagar. Para aderir ao programa o trabalhador deve apresentar documentos que comprovem a renda, além do tempo de experiência de 5 anos na atividade rural”, disse o secretário de Agricultura de Saudade do Iguaçu, Jurandir Bitencourt.

“Nossa agricultura é um dos setores que puxa nossa economia, por isso não podemos deixar de apoiar aos programas que beneficiam nossos produtores. Queremos fortalecer o homem do campo de Saudade do Iguaçu, para que ele possa crescer, gerar renda, desenvolver-se e sustentar a sua família aqui, com dignidade e trabalho”, destacou o prefeito Mauro Cenci.

São requisitos para aderir ao programa: Idade máxima de 65 anos; Não ter sido beneficiado do programa anteriormente; Não exercer função pública autárquica ou paraestatal; Não ter tido mais de um módulo fiscal de terra (20 hectares) nos últimos três anos; e Não ser funcionário público, detentor de cargo eletivo ou função pública.

Agricultores interessados no Crédito Fundiário em Saudade do Iguaçu já podem procurar a Secretaria de Agricultura para fazer o cadastramento.