Festa Junina aos Clubes de Mães

Os meses de Junho e Julho são característicos por vários motivos, entre eles as festas juninas e julinas que alegram a todos. Na última quarta-feira (28), a Administração Municipal de Saudade do Iguaçu e a Secretaria de Assistência Social, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV do CRAS promoveram uma grande festança em homenagem a data.

Com seus vestidos típicos, chapéu de palha, dente pintado e muita alegria, aproximadamente 140 mulheres que fazem parte dos Clubes de Mães de 08 comunidades do município fizeram a festa. No local, além de bandeirolas e decoração característica, a mesa também era farta, e oferecia um cardápio com comidas típicas tão especial quanto a ocasião, com pipoca, pinhão, canjica, quentão, cocada, pé- de- moleque, bolo de chocolate, bolo de fubá, polenta sapecada, salame frito, beijinho, brigadeiro, suco natural, cricri, cachorro- quente e claro, a tradicional maça do amor, que não pode faltar em uma boa festa junina.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, Salete Rizati Trento, a festa superou as expectativas. “Estamos muito felizes com a participação dos clubes de Mães do município e também das mulheres que são acompanhadas semanalmente através de rodas de conversa e de cursos ofertados no CRAS, agradecemos aos clubes das comunidades de Linha Pereira, Bom Jesus, Vista Alegre, Santa Rosa, Linha Queixinho, Linha Biguá, Alto Santa Rosa e Nova Esperança que atenderam ao nosso convite e fizeram a festa conosco.” Disse a Secretaria. A coordenadora do CRAS, Mara Floriano, responsável pela Gincana e articulação com os clubes, falou sobre a convivência com as participantes. “A gente acaba criando um vínculo muito forte com essas mulheres e é através deste vínculo que conseguimos alcançar nosso objetivo que é de ampliar trocas culturais e de vivências, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.” Disse Floriano.

Quem também fez questão de agradecer a participação dos clubes, foi o Prefeito Municipal Mauro Cenci, “Ficamos muito gratos pela participação de todas e agradecemos em especial toda a nossa equipe do CRAS pelo empenho. Esta festa só foi possível porque cada uma deu seu máximo para que a festa junina do Serviço de Convivência fosse um sucesso!” Salientou o prefeito.

Dentre as provas de Gincana, entregues anteriormente ás dirigentes dos Clubes de mães, as componentes deviam apresentar no dia da festa um casal de noivos caipira, confeccionar um mascote para a equipe, preparar uma apresentação cultural e apresentar a maior abóbora colhida no município. A equipe do Clube de Mães de Vista Alegre foi quem apresentou a maior abóbora com 22 quilos e 250 gramas, e também foi a grande vencedora da Gincana Cultural Junina 2017 do CRAS.

Todas as fotos deste evento estão disponíveis no Albúm “Festa Junina dos Clube de Mães – CRAS” na página “Prefeitura de Saudade do Iguaçu” no Facebook.