Plantas medicinais em destaque

Alunos que frequentam o curso de Cultivo de Plantas Medicinais, do Instituto Federal do Paraná – IFPR de Coronel Vivida, visitaram o viveiro municipal de Saudade do Iguaçu na última semana com o objetivo de conhecerem o canteiro com plantas medicinais implantado no local.

De acordo com o professor Paulo de Oliveira Fortes Júnior, a visita serviu para coleta de dados e informações sobre técnicas de plantio utilizadas e manutenção das plantas. Segundo o professor, é importante que os alunos obtenham conhecimentos das práticas desenvolvidas, que muitas vezes são diferentes das teorias que integram ás grades curriculares, mas que funcionam perfeitamente. “Pretendemos formar um banco de sementes e mudas, por isso precisamos desenvolver boas técnicas de plantio, para que possamos ter a melhor qualidade em sementes ou mudas”, disse o professor.

A demonstração das espécies e a forma de proceder foi feita pela funcionária Salete Dorsi. Quem também esteve presente foi o Secretário de Meio Ambiente Leonildo Daló que assessorou na implantação dos canteiros e se disse muito feliz com a visita. “Para nós é muito interessante ver que um projeto tão simples tornou-se tão importante, certamente é uma forma de grande incentivo à produção de ervas medicinais, mesmo nos quintas em pequenas quantidades para o uso doméstico.” Disse Daló.

O projeto “Plantas Medicinais” foi criado pelo Vereador Neidelar Bocalon no ano 2014, com o intuito de que as famílias possam ter o livre uso e manejo das plantas. Atualmente, o Viveiro Municipal conta com mais de 50 variedades de plantas medicinais. As mudas e sementes são distribuídas gratuitamente a comunidade, que utiliza as plantas como alternativa de terapia medicinal natural.