Mais 50 casas entregues pela Administração

Aconteceu na última sexta feira (26), através da Administração Municipal de Saudade do Iguaçu e Secretaria de Assistência Social, a entrega de 50 (cinquenta) casas populares a famílias previamente cadastradas no programa de habitação municipal.

As famílias beneficiadas, atendiam aos critérios regidos pelo decreto municipal nº116/2016 e fiscalizados pela comissão de habitação, entre eles:  estar no município a no mínimo 3 anos, ter título de eleitor locado no município, não possuir bens ou imóveis em seu nome, não possuir veículo acima do ano de 2010, apresentar declaração de matricula e frequência dos filhos. Além destes critérios, também foi analisada a real necessidade da família cadastrada, onde alguns agravantes priorizavam o benefício, como por exemplo se na família existiam pessoas com deficiência, idosas, ou se residiam em área de risco, tempo de cadastro, se pagavam aluguel, número de filhos e ainda se a chefe da família era mulher. A decisão dos beneficiados, foi tomada em conjunto pelas Assistentes Sociais, pela Secretaria de Assistência Social e comissão que avaliou individualmente todos os casos até chegarem nas 50 famílias beneficiadas.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social Salete Rizzatti Trento, a lista existente hoje de famílias cadastradas para terem sua própria casa com o apoio da Administração, ultrapassa o número de 400. Nas próximas casas que serão construídas, ainda sem data prevista, todos os cadastrados passarão pela mesma análise documental feita pelas Assistentes sociais e em seguida pela análise da comissão que estudará se as famílias realmente se encaixam nas leis previstas.

O Prefeito Mauro Cenci destacou a importância deste programa, “Sabemos e entendemos a importância de as famílias terem sua casa própria, o seu lar. Nesta remessa, entregamos as chaves a 50 famílias Saudadenses que realizaram seu sonho. As casas licitadas e construídas, contam com um tamanho de 44.25m², e o valor total investido pela Administração Pública na construção dos imóveis é de R$ 1.418.000,00 (Um milhão, quatrocentos e dezoito mil reais), ou seja, aproximadamente R$ 28.360,00 (vinte e oito mil, trezentos e sessenta reais) em cada um dos imóveis, além do terreno e infraestrutura que também são doados pelo município. O sorriso no rosto de cada contemplado é o que nos deixa ainda mais felizes.” Disse o Prefeito Mauro Cenci, que destacou ainda que mais habitações populares serão geradas no município, ações que serão constantes nesta administração.

Os beneficiados, no ato da entrega, se comprometem a pagar mensalmente aos cofres do município, a importância de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), por um prazo de 10 anos, corrigido anualmente pelo INPC/IBGE, como contrapartida. A distribuição das casas no bairro “Nova Vida II”, aconteceu por sorteio, contudo, foram priorizadas as famílias com pessoas com deficiência, necessidades especiais e idosos.