Início

Alunos participam de projeto de repovoamento de alevinos

                        Os alunos dos 3º Anos do período da tarde da Escola Municipal Padre Felipe participaram no último dia 23 de maio de 2017 do Projeto de repovoamento de alevinos nativos do Rio Iguaçu, esse projeto é desenvolvido através de uma parceria entre a Engie Brasil Energia (antiga TRACTEBEL) e UNIOESTE Campus de Toledo que trabalha com 5 espécies de peixes nativos e endêmicos (que só ocorrem na Bacia do Iguaçu), sendo duas espécies de Jundiá, uma de Lambari, o Mandi Pintado e o Surubi do Iguaçu, as quais estão ameaçadas de extinção segundo estudos de mais de 10 anos.

                     A maioria das matrizes são coletadas no Rio Iguaçu e levadas para Toledo, onde é feita reprodução controlada. Cada peixe recebe um chip subcutâneo (instalado embaixo da pele) para evitar o cruzamento de parentais e assim garantir a qualidade genética. Para a soltura realizada em Saudade do Iguaçu foram utilizadas 3 espécies, sendo duas de Jundiá e o Mandi Pintado. Nesse ano, já foram soltos mais de 30 mil peixes em estágio juvenil no Rio Iguaçu.

                 O envolvimento de crianças nas solturas é uma prática de Educação Ambiental eficiente, pois promove a sensibilização sobre os impactos da pesca predatória, além de estimular o conhecimento sobre os animais da região.

Desenvolvido por
PB Agência Web