Saudade do Iguaçu contra a Gripe

Acontece desde o mês de abril em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, onde estão sendo vacinadas as pessoas que integram os grupos prioritários.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, fez um alerta à população para que não se vacine em cima da hora. “Muitas vezes, as pessoas só buscam a vacina quando há registro de um número elevado de casos. Por isso, é importante que todos os grupos definidos busquem esta proteção dentro do prazo preconizado pelo Ministério da Saúde. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito”, observou Carla Domingues. O objetivo do ministério da saúde é vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe.

O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

A Secretaria de Saúde Franceli Del Gasperin, destacou a importância do dia “D” da campanha, que acontece neste sábado 13 de maio, “nossa expectativa para a campanha de vacinação contra a gripe é de que os Saudadenses que compõem o grupo prioritário atendam ao pedido do Ministério da Saúde e estejam na unidade para receberem a vacina, um pequeno gesto muito importante para nossa saúde”, disse a secretaria. A enfermeira do Centro de Saúde de Saudade do Iguaçu Ariel Fiorentin, responsável pelo setor de imunização do município, destacou que no ano de 2016, Saudade do Iguaçu foi o primeiro município a atingir a meta de vacinação contra a gripe no estado do Paraná, e que o objetivo é realizar este feito novamente neste ano de 2017.

Já o prefeito Mauro Cenci, destacou o empenho da equipe da Saúde a cada ano para cumprir as metas, destacando-se neste cenário, “A dedicação dos profissionais da Saúde de nosso município é algo que nos deixa muito felizes, as campanhas aqui realizadas são ações que demonstram a preocupação de nossos colaboradores com nossa população. No sábado, quando teremos o dia “D” da campanha de vacinação contra a influenza, esperamos contar com a participação de todos os componentes do grupo prioritário para que nosso município esteja a cada dia mais saudável e livre de doenças”, disse o prefeito.

Ao final da campanha, Serão vacinados 54,2 milhões de pessoas em todo o país até o dia 26 de maio, quando a campanha nacional chega ao fim. No sábado 13 de maio, data em que acontece a mobilização com o dia “D” de vacinação, o Centro de saúde de Saudade do Iguaçu estará oferecendo as vacinas ao grupo prioritário das 08h00 ás 11h30min e das 13h00min ás 16h00min.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde e Assessoria.