Técnicos e produtores participaram do Rally do Leite em Clevelândia

Agricultores de Saudade do Iguaçu, acompanhados dos profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura e da Emater estiveram participando da terceira edição do Rally do Leite 2013, no município de Clevelândia. O Rally do Leite é tradicionalmente organizado pelo medico veterinário Roque Kirchner da Emater. Onde são visitadas propriedades das Unidades de Referencias. Durante o dia, foram apresentadas cinco estações com temas relacionados à atividade leiteira e todas de forma prática. Os proprietários das Unidades de Referência, com apoio e acompanhamento dos profissionais do Instituto Emater, recepcionaram os visitantes que na oportunidade verificaram técnicas de manejo, empregadas na produção de leite, sistema silvipastoril e gestão de águas e solo. Durante o período da manhã, na propriedade do Sr. Nery Antonio Andriolla e família e do Sr.Paulo Adriano Andriolla e família, foi demonstrada a importância de produzir reservas alimentares e a diferença entre tipos de pastagens para vacas leiteiras (feno, silagem pré-secada de aveia e azevém e silagem de milho planta inteira), orientações estas, repassadas pelo Engenheiro Agrônomo Marco Aurelio Steffani da Emater local de Mariópolis. Ainda na parte da manhã outra parada na estação da propriedade do Sr. Claudemir Siqueira Carneiro e família, tratou-se da Gestão da fertilidade do solo, orientação repassada com a experiência do Engenheiro Agrônomo Claudio Bonfada da Emater Regional de Pato Branco. Na mesma propriedade os Médicos Veterinários José Antunes Nunes Vieira da Emater Regional de Pato Branco e Roque Kirchner da Emater local de Clevelândia, orientaram os participantes sobre sobressemeadura de aveia/azevém/ervilhaca sobre a pastagem Tifton 85, prática que garante o bom uso do solo, manejo de pastagens perenes e gestão da alimentação animal, pensando na possibilidade de produção de alimentos na propriedade, tanto volumosos quanto concentrados. Na parte da tarde parada na propriedade do Sr. José Antonio De Bortoli e família, a apresentação da proposta da gestão das águas, tanto para uso humano como animal, destacando a entrada e saída de água com qualidade, sob a orientação do Engenheiro Agrônomo Herivelto Holowka da Emater Regional de Pato Branco e a Economista Doméstica Marcia de Andrade da Emater Local de Chopinzinho. Na Propriedade do Sr. Anésio Woichikowski e família, o Engenheiro Agrônomo Otto da Emater local de Clevelândia falou sobre o sistema silvipastoril implantado há oito Becker anos e que já proporcionou um acúmulo de 1,2 m3 de lenha. Ivan Lucas Formigheiri, Técnico Agrícola de Saudade do Iguaçu, destaca este sistema como grande atração do evento, pois o mesmo é a combinação intencional de arvores, pastagem, agua e o gado, na mesma área ao mesmo tempo manejada de forma integrada. A grande vantagem do sistema é o incremento de produtividade. Isso ocorre, pois os animais passam o período entre ordenhas em pastejo. Animais de grande produção leiteira necessitam de longas horas de pastejo para suprir suas necessidades nutricionais, informa Ivan, mas nos sistemas convencionais o pastejo é reduzido pelas altas temperaturas, pela maior necessidade do consumo de agua. Devido ao calor excessivo, o agricultor é obrigado a retirar os animais do pasto nos intervalos mais quentes, reduzindo o tempo de pastejo e consequentemente a produção de leite. Enquanto na propriedade do Sr.Ivalino Zago e família, orientados pelo Engenheiro Agronomo Ilário João Caglioni da Emater Regional de Pato Branco, foram tratados temas sobre saneamento, manejo de dejetos animais com destaque para o meio ambiente, localização estratégica da esterqueira, além da economia para a propriedade. Caglioni enfatizou que o aproveitamento dos dejetos dos animais já fermentados, livres de possibilidade de contaminação ambiental, tornam-se nutrientes disponíveis para a pastagem ou lavouras. Por sua vez, sob a orientação de Roque e Vieira, além da avaliação de sete cultivares de aveia e azevém forrageiras, observou-se na prática, os animais utilizando bebedouros móveis para fornecimento de água, dispostos em piquetes. As propriedades visitadas fazem parte do programa de gestão das propriedades rurais, onde recebem uma assistência técnica diferenciada, e isso possibilita aos agricultores trabalharem de forma planejada e com domínio das técnicas de gestão. Na avaliação dos representantes de Saudade do Iguaçu, o Rally do Leite apresentou propriedades e situações importantes, cuja similaridade com o município, possibilita aos agricultores adotarem as tecnologias apresentadas em suas propriedades.