Produtores comemoram o recebimento do Pacote Agrícola

Centenas de produtores rurais de Saudade do Iguaçu estão sendo beneficiados com recursos públicos a Fundo Perdido, através do Programa Pacote Agrícola, de incentivo à produção rural. Através do programa o poder executivo municipal repassou por intermédio da Associação Central de Produtores um pacote de insumos no valor de aproximadamente mil reais por produtor. O pacote foi oferecido em três modalidades: dez sacas de adubo, seis sacas de Ureia e 05 litros de herbicida (Glifosato). Alguns optaram pelo recebimento de Adubo Orgânico, composto por camas de aviários, com aproximadamente 15 toneladas e a terceira possibilidade foi a escolha de 20 metros cúbicos de maravalha. O início da entrega dos produtos foi na comunidade de Nossa Senhora Aparecida na terça-feira (27/08). Na quarta-feira a entrega aconteceu nas localidades de Bom Jesus e Biguá pela manhã e a tarde em Santa Rosa, Alto Santa Rosa e Creolin. Na quinta-feira foram contemplados os produtores das demais regiões do município. Para o prefeito Mauro Cenci, o município está resgatando uma proposta de governo em um ano atípico, com a redução de receitas para muitas prefeituras e consequentemente a diminuição dos investimentos. “É um esforço da administração que vai proporcionar o aumento da produção do município. Conseguimos cumprir a meta graças ao empenho e economia que geramos desde o mês de Janeiro”, afirmou. Depoimentos O produtor Darlei Zulles comentou sobre a entrega do Pacote, dizendo que a comunidade rural estava agradecida ao empenho da administração. “Estamos todos muito contentes. Os insumos estão chegando na hora certa e vão ajudar muito”, declarou. Residente na região do assentamento desde o inicio da ocupação há 15 anos, Geraldo Slongo foi outro produtor que salientou a importância do Pacote. Ele destacou que o programa municipal fortalece as associações de produtores e contribui para melhorar a lucratividade dos produtores. Dizendo ter morado em outros municípios afirmou desconhecer programas semelhantes. “Morei em vários lugares e nunca vi isso. Isso vai ajudar nós pequenos produtores, a administração está de parabéns”, disse Demais programas de incentivo à produção rural: Além do Pacote Agrícola, de distribuição de Insumos, a prefeitura de Saudade do Iguaçu mantêm ainda outras ações e programas voltados à produção rural. Um dos programas prevê a correção de solos, com a realização de análises e posteriormente a distribuição de calcário, que é fornecido ao produtor por preço inferior ao praticado no mercado e o custeio do transporte do produto bancado pela secretaria de agricultura. Também são mantidos pela secretaria de agricultura programas de incentivo ao aumento da produtividade leiteira, com trabalhos de clínica veterinária e a inseminação artificial gratuita e orientação técnica na produção de pastagem para o rebanho. Ainda com a finalidade de agregar mais renda ao produtor a secretaria estimula e mantém programas para diversificação da produção.