Administração Municipal desenvolve operação Pente Fino contra a Dengue

Devido à grande infestação do mosquito Aedes Aegypti e o grande risco de epidemia de dengue na região, a Secretaria de Saúde através dos Agentes de Saúde de Saudade do Iguaçu, realizaram na semana passada a Operação “Pente Fino contra a Dengue”, com objetivo de eliminar criadouros, e orientar a população dos perigos que é esse mosquito.

O Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) define depósito como todo recipiente utilizado para finalidade específica que armazene ou possa vir a armazenar água e que esteja acessível à fêmea do Aedes aegypti. Nos dias da realização dos trabalhos, foram feitas 1.240 visitas em imóveis, dos quais 40 foram encontrados depósitos com larvas de mosquito que foram eliminados.

Outras atividades realizadas como prevenção, foram informativos na rádio local, banners educativos nas escolas do município e em outros pontos da cidade, com objetivo de alcançar um número maior da população com orientações.

A secretaria municipal de saúde informa que os trabalhos continuam, e reforça a necessidade do apoio da população para que cuidem seus lotes, não deixando nada que possa acumular água, haja visto que restam ainda alguns meses com temperaturas elevadas, o que facilita a proliferação do mosquito. Tal entendimento reforça o fundamento de que o controle vetorial é uma ação de responsabilidade coletiva e que não se restringe ao setor saúde e seus profissionais.