Palestra esclareceu dúvidas para produtores de leite

Na última semana, a Administração Municipal de Saudade do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a SEAB-PR, Emater e SENAR, realizaram uma palestra direcionada à produtores de leite do município, a qual teve por objetivo, esclarecer aos produtores, dúvidas sobre as instruções normativas 76 e 77 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A palestra, segundo o secretário de agricultura, Jurandir Bitencourt, ocorreu nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de lideranças locais e estaduais, além de representantes de instituições financeiras e de laticínios.

O Secretário Municipal de Agricultura Jurandir Bitencourt da Silva, fez a abertura do evento e agradeceu a presença de mais de 90 agricultores, que lotaram o plenário do legislativo municipal. Jurandir aproveitou ainda para destacar o emprenho por parte da Administração Municipal e dos servidores da secretaria de agricultura, realizando a entrega de tanques de expansão para os pequenos produtores e também incentivando a melhoria na qualidade de vida por meio de outros programas, como o programa de agroindústrias mantidos no município.

Em seguida a Dra. Launira Viganó Tesser, Médica Veterinária Chefe do Núcleo Regional da SEAB de Pato Branco, ressaltou que o governo do estado, também compartilha dessa preocupação com o produtor rural, especialmente o agricultor familiar e através de parcerias com os municípios, como essa em Saudade do Iguaçu, possibilita levar conhecimento ao produtor rural.

O prefeito municipal Mauro Cenci, também ressaltou a importância em trazer a informação para todos os produtores de leite de Saudade do Iguaçu, tendo em vista que esta é uma das principais atividades do município e da região, pois, como presidente da AMSOP-Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná, conhece a realidade de todo o sudoeste. Mauro destacou ainda a preocupação que a administração municipal tem com a agricultura, principalmente com a pecuária leiteira, não medindo esforços e investimentos para trazer maior qualidade de vida para a população. Agradeceu a SEAB, EMATER, SENAR e ao Laticínio Santiago, por estarem juntos com o município buscando garantir essa fonte de renda tão importante para os agricultores saudadenses.

A palestra ficou a cargo do Médico Veterinário Abílio Galvão Trindade Ferreira, instrutor do SENAR-PR, que abordou sobre as normativas 76 e 77, desde a obtenção do leite até a sua conservação. Explanou ainda sobre a importância de monitorar a qualidade do leite e os prejuízos que ocorrem em decorrência da baixa qualidade, tanto para os produtores quanto para a indústria.