Administração entrega 19 tanques de expansão para pequenos produtores de leite

O Governo Municipal de Saudade do Iguaçu, através da Secretaria de Agricultura realizou na última sexta feira dia, 26/07, a entrega dos tanques de expansão do Programa de Inclusão Social pela Bovinocultura Leiteira aos agricultores familiares de Saudade do Iguaçu.

Participaram da solenidade de entrega, o Prefeito Municipal Mauro Cenci, Vice Darlei Trento, Secretário de Agricultura Jurandir Bitencourt, Vereadores Auri Bitencourt, Irineu Peruzzo e Neidelar Bocalon.

O Secretário Jurandir Bitencourt que a distribuição dos tanques de expansão atende uma normativa do Ministério da Agricultura. “As Instruções Normativas 76 e 77 do MAPA, que regem sobre a produção e o comércio do leite, determinam que ficam impedidos de fazer a comercialização da produção de leite, todos os produtores que mantiverem sua produção armazenada em tanques de imersão, ou seja, aqueles em que refrigeram o leite dentro de tarros. Por esse motivo, estamos repassando nesta ocasião, 19 tanques de expansão em regime de comodato. Nos próximos dias estaremos recebendo outros 06 tanques, totalizando 25 que irão auxiliar os pequenos produtores na qualidade do leite produzido que é um dos pilares da nossa agricultura”, disse Jurandir.

O prefeito Mauro Cenci destacou a importância do programa para manter o agricultor na propriedade vivendo com dignidade. “O programa de inclusão social pela bovinocultura de leite vai possibilitar o retorno de muitas famílias ao campo para ter na atividade leiteira, uma oportunidade de ganhar o sustento da família com dignidade. Sabendo que o leite é fruto do sustento da grande maioria das nossas famílias de agricultores de Saudade do Iguaçu, estamos buscando alternativas para auxiliar essas famílias a continuarem explorando a atividade, que para a maioria, é a principal ou única fonte de renda. Estamos fazendo um investimento de 70.300,00 reais, com recursos próprios do município na aquisição dos tanques de expansão”, disse Mauro Cenci.

Os beneficiados com o programa, passaram por um criterioso processo de seleção onde prevaleceu as condições individuais, sendo todo o processo publicado em Diário Oficial, o que têm sido rotineiros na atual administração e como exige o Ministério Público.