Capacitação para professores da Rede Municipal de Ensino - MÉTODO DAS BOQUINHAS

A Secretaria Municipal de Educação com apoio da Administração Municipal ofertou os professores da rede municipal de ensino de Saudade do Iguaçu, capacitação continuada de 40 horas do Método Boquinhas, que segundo Jardini (2014), o Método das Boquinhas® é “método”, porque descreve, apresenta, formula e controla a alfabetização de maneira sistemática, sequencial e temporal, produzindo resultados seguros e rápidos, ao alcance de qualquer usuário. Essa metodologia formula a conscientização do processo de alfabetização e confere ao usuário a segurança e autossuficiência, para se tornar autor de suas aquisições, que se iniciam com o SEA (Sistema de Escrita Alfabética) e se mantêm por toda a vida do letramento (uso funcional da leitura e escrita).

A Alfabetização com as Boquinhas aborda todos os aspectos da leitura bem como produção e interpretação de textos e, também, atividades e exercícios para o trabalho pedagógico remediativo para os erros e trocas de letras.

Além da capacitação ofertada durante os meses de março a junho, também foi adquirido materiais pedagógicos para a utilização na aplicabilidade do trabalho com o Método em sala de aula. Essa nova metodologia é importantíssima, pois ajudará os professores na aplicação do método, dando continuidade no trabalho desenvolvido durante a formação e proporcionará os alunos a alcançar os pré-requisitos inerentes à alfabetização, tornando-os aptos a desfrutar de toda a riqueza e abertura de consciência, que o domínio da leitura e escrita nos oferece. Desta forma, a secretaria de educação almeja auxiliar os professores nas dificuldades encontradas no dia a dia da sala de aula, conferindo ganhos na autoestima do educador e educando.